RÁDIOS

ARTIGOS

O Brasil tem jeito sim. E sabe quem vai dar um jeito nisso?

Leia artigo do jornalista Douglas Sosssai Marques publicado na edição deste sábado do Jornal do Povo

Por Redação
24/12/2016 • 09h27
Compartilhar

A gente. O povo. Só com muito trabalho e criatividade é que vamos sair desse atoleiro econômico. Não vale nem a pena falar de política aqui. A mudança só vai ocorrer se partir do povo. Precisamos gerar emprego, criar valor, gerar riqueza, girar a economia. Mas com as leis trabalhistas atuais isso não vai acontecer. Sou da área de tecnologia e comunicação, lido com jovens entrando no mercado de trabalho há mais de 20 anos. Geração X, Y, Z... Não estamos falando de trabalhadores braçais do início da era industrial, explorados pelo grande capital. Estamos falando de jovens muito inteligentes, com um acesso à informação jamais visto, capazes de gerar riqueza em um mundo virtual. Com necessidades e expectativas muito diferentes daquelas do século passado.

Já vi muito estagiário começando na empresa e em pouco tempo com alguma orientação, abrir seu próprio negócio. Infelizmente esse número é ainda muito pequeno. Temos que aumentar esse volume. As empresas demandam serviços, mas não podem arcar com os riscos trabalhistas, principalmente quando necessitam de trabalhos de marketing e tecnologia.
Os jovens não querem mais trabalhar com horários engessados. Querem ter seus horários, querem mesclar lazer com aprendizado e com trabalho. Precisam de pausas mais frequentes. Não querem bater cartão. Querem trabalhar de casa, da rua, do Starbucks. Parece ruim? Não é. Gera muito mais engajamento e resultado. E esse é o segredo: resultado.

Mecanismos de controle arcaicos não funcionam mais. Não adianta colocar um supervisor na sala olhando se todos estão trabalhando, câmeras, grades, tornozeleiras... Opa, isso era da época da escravidão! Resultado é a palavra-chave, o ponto focal. Baseando o relacionamento em resultados, a liberdade aparece. O colaborador cresce, o resultado cresce, todos se beneficiam. Há formas corretas de se fazer isso. Com tecnologia. Metas.

Que tal fazermos um esforço conjunto, educar os jovens a entrar no mercado de trabalho de forma correta, alinhar expectativas, criar mecanismos onde eles possam trabalhar da forma que anseiam, gerando riquezas para eles e para as empresas para as quais prestam serviços?

*É tecnólogo e publicitário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Artigos