RÁDIOS

MEIO AMBIENTE

Três Lagoas Florestal apresentará sistema inédito de detecção de incêndio

Novidade no mercado nacional, o robô é capaz de detectar qualquer foco de incêndio, em tempo real, em um raio de 10 quilômetros

Por Jonas Turolla
27/03/2017 • 19h25
Compartilhar

Acontece nesta terça-feira (28), em Três Lagoas, a 3ª edição da Feira da Cadeia Produtiva da Indústria Brasileira, mais conhecida como Três Lagoas Florestal. A exposição, que será realizada no centro de eventos Arenamix até quinta-feira (30), reunirá empresas de todo o mundo, investidores, palestrantes e especialistas de diversos segmentos da indústria florestal. 

Dentre os diversos produtos que serão apresentados no evento, o grande destaque é, sem dúvida, o robô FD1.5, da empresa americana Agro Robotics. Novidade no mercado nacional, o robô é capaz de detectar qualquer foco de incêndio, em tempo real, em um raio de 10 quilômetros. Resultado de um projeto de prevenção de desastres da Universidade de Hong Kong, desenvolvido em 2009, o sistema de detecção chegou a ser eleito startup do ano, pelo IBM SmartCamp, em 2014.

"Esse robozinho consegue trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer condição climática. Ele basicamente enxerga o fogo. Ele consegue enxergar o fogo em um raio de 10 quilômetros, e, ao localizar, ele envia as informações, como latitude, longitude e tamanho, por e-mail. Assim, o dono do ativo consegue tomar a melhor decisão de como combater esse foco de incêndio antes dele se tornar um incêndio de fato. Isso pode significar milhões de dólares em economia", explicou o diretor da Agro Robotics, André Feldman.

Ainda segundo Feldman, o robô será testado, ao vivo, em todos os dias da exposição. "A gente instalou ele em cima de uma torre de 21 metros - normalmente ele fica a 10 metros acima da copa das árvores - e vamos colocar fogo, ao vivo, em algum lugar sorteado. Nós já temos a autorização de todos os órgãos ambientais. Serão dois testes por dia, em todos os dias da feira. A ideia é mostrar o robô trabalhando ao vivo", revelou.

Ao todo, o Três Lagoas Florestal 2017 contará com cerca de 70 expositores. Haverá também uma área de alimentação, com diversos Food Trucks. Na edição anterior, em 2015, a feira atraiu 12,5 mil visitantes, movimentou R$ 60 milhões em negócios e injetou R$ 10 milhões na economia da cidade. As inscrições podem ser feitas no site do evento (www.treslagoasflorestal.com.br). A entrada é gratuita. O horário de visitação da feira, voltada à negócios, será das 12h às 20h, com alguns eventos técnicos e palestras pela manhã.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Meio Ambiente