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Três Lagoas é segunda cidade do MS com mais acidentes no trabalho

Campo Grande lidera o ranking com quase três mil registros a mais

26 OUT 2015 - 22h:18Por Tatiane Simon

Três Lagoas é a segunda cidade do Estado com maior número em registros de acidente do trabalho. Em 2013 foram, em média, três acidentes por dia na cidade. Os dados divulgados nesta segunda-feira, 26, fazem parte do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho da Previdência Social dos anos de 2012 e 2013.

A pesquisa aponta que Três Lagoas registrou em 2012 1.214 ocorrências de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, ou seja, três acidentes por dia. Em 2013 acumularam-se 1.112 acidentes, ou seja, 102 casos a menos de um ano para o outro. O índice representa quase um acidente a menos por dia.

Em contrapartida, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, é líder no ranking e, ao contrário de Três Lagoas, registrou aumento no número de casos entre um ano e outro.

Campo Grande, em 2012, somou 3.893 acidentes no ambiente laboral. Os números são assustadores. São, em média, mais de duas ocorrências por hora. Em 2013 o aumento foi de 146 casos a mais, o que corresponde a 11 acidentes por dia, em média.

Em terceiro lugar aparece a segunda maior cidade do Estado, Dourados. Com 1.087 registros em 2012 e 1.040 no ano de 2013.

Outras cidades do Estado possuem total de acidentes bem abaixo que as três primeiras cidades. Juntas, Mato Grosso do Sul acumula 11.402 registros na pesquisa de 2013.

De acordo com o técnico em segurança do trabalho, Fábio Rafael Dias Barbosa, a negligência é o maior causador de acidentes no trabalho. “A compra de equipamentos de segurança nem sempre é acatada por alguns comerciantes. Há equipamentos que todas as empresas devem, obrigatoriamente, possuir e por vezes achar que nada nunca ocorrerá, ignoram ainda mais”. Entre os itens obrigatórios, destacam-se: o extintor, o kit de primeiros socorros e a sinalização adequada.

Vale ressaltar que a exigência de alguns equipamentos de segurança varia de acordo com o porte da empresa. É, justamente, por isso, que algumas empresas devem criar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Sendo indústria, construção civil e empresas ligadas à área de saúde a maioria delas. “A Cipa tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”, esclarece.

Em Três Lagoas, assim como no Brasil, os acidentes ocorrem normalmente em indústrias, construção civil e área da saúde, onde há também, o risco da contaminação.

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