JP News

Fundado em 1949, on line desde 2000
Edição Impressa22 de Abril 2017 - 67 anos - 5.884Ler Jornal
Jornal de Hoje
8300
Hospital Auxiliadora
Altas temperaturas

Início de ano registra altas temperaturas e mudança de hábito da população

Temperaturas batendo os 36° e sensação térmica de 40° impulsionam o consumo de água e sorvete no município

15 MAR 2017 - 18h:01Por Leonardo Guimarães

As altas temperaturas registradas nas últimas semanas têm deixado em estado de alerta os moradores da cidade de Paranaíba (MS), além de gerar desconforto. Com temperaturas diárias na casa dos 30°, se aproximando da casa dos 40°, se tornam ainda mais incômodos os dias por conta da sensação térmica: maneira com que nossos sentidos percebem a temperatura do ar, o que pode diferir da temperatura real, dependendo da umidade, a densidade e a força dos ventos. O calor passa facilmente dos 35º e a sensação térmica bate os 40º por diversas vezes. Para os próximos dias estão previstas máximas de 36°e 38°.

Locais como o Parque Espelho d’Água, clubes, margens do Rio Paranaíba e sorveterias são os locais preferidos onde o paranaibense tem buscado driblar o calor.

Em conversa com o JP News, algumas pessoas contaram como se sentem e deram dicas de como enfrentar os dias de altas temperaturas. “Só um bom tereré bem gelado e muito líquido para se manter nesse calor”, disse Fernanda Marques.

“Na verdade Paranaíba sempre foi bem quente, além de ter poucas chuvas. Como trabalho até a noite, e mexo com frituras, o que deixa tudo ainda mais quente para mim, não tenho como fazer muita coisa para me refrescar. Então, até para não perder a tradição, tomo um tereré bem gelado.”, contou Renata Paiva.

“A cidade está pegando fogo, temos que nos cuidar. Beber muita água, muito líquido. É preciso cuidar da saúde, pois é fácil ficar doente em um tempo assim”, afirmou Katiucia Martins.

As altas temperaturas também fomentam alguns setores da economia trazendo bons lucros, como o caso dos comércios de água e sorvetes. Alan Cleber Forni, sócio proprietário da Sorveteria Frutalle, franqueada da rede Frutalle no município, observou um aumento acentuado no consumo do produto. “O fluxo de pessoas na sorveteria aumentou consideravelmente nas últimas semanas. Agora as pessoas não aguardam mais o final da tarde ou a noite para tomar o nosso sorvete, eles já comparecem após o almoço.”, disse o empresário.

Alan também tem notado um aumento no consumo de água por partes dos frequentadores do local. “O consumo de água também aumentou bastante. Notamos isso em nossas vendas que cresceram atreladas ao sorvete”, disse Alan Cleber.

Em relação a saúde e bem estar em tempos de temperaturas elevadas, os cuidado devem ser redobrados com a alimentação. Alguns alimentos devem ter preferência nesses dias, já outros, evitados, segundo a nutricionista Jamille Godoy. “Devemos dar preferência ao consumo de saladas, frutas e consumir bastante água. Não podemos confundir consumo de líquido com consumo de água. É importante notar que cada pessoa tem sua particularidade, então, em caso de dúvidas ou o surgimento de qualquer sintoma é fundamental procurar um profissional”, disse Jamille.

A possível chegada de uma frente fria, considerada na última semana pelo Serviço de Meteorologia para os próximos dias, tem gerado ansiedade e piadas nas redes sociais. Segundo alguns internautas, seria o “evento mais aguardado do ano”. Mas a previsão para as próximas semanas ainda é de sol e calor forte na região.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Justiça
Conscientização
Festa no céu
Competição
Ver Todos os Programas da TVC
6956