Manoel Afonso

Colunista JPNews

Cenário confuso e ruim para o governo

Teremos uma campanha relâmpago com ‘apenas’ 45 dias de programa eleitoral

Postado em 05 de MARÇO de 2016 às 10:00

Por Manoel Afonso

O SERENO  É o grande inimigo  daqueles que ocupam cargos na administração pública e que pretendem concorrer às eleições. Eles devem deixar o cargo até 6 meses antes das eleições. Sem cargo, podem perder espaço e se enfraquecerem politicamente. 

DETALHES  Teremos uma campanha relâmpago com ‘apenas’ 45 dias de programa eleitoral. Anotem: será a campanha que mais exigirá  competência da assessoria para resolver as questões jurídicas resultantes de ações dos adversários. Uma guerra!

PROMETE!  Com 35 mil habitantes, Naviraí terá duelo de gigantes em outubro. Com o prefeito Leo Matos tentando a reeleição, terá pela frente o ex-prefeito  Zelmo de Brida  ( PMDB) e o empresário Elton  Capucci, (PSDB) apoiado pelo deputado Onevan.

NA CAPITAL  Reinaldo vai administrando bem a saudável disputa interna no PSDB sem descartar apoio a outras candidaturas como de Nelsinho ou Marquinhos Trad. Tudo dependerá – é claro - das pesquisas e do cenário na época. Joga certinho até aqui. 

CALMA... Eduardo Ridel vem se revelando no Governo Estadual por um conjunto de  méritos pessoais. Ele não atravessa o sinal tentando queimar etapas por razões óbvias, mantendo o estilo discreto e eficiente que ganha admiração e elogios dos companheiros.

O GOVERNADOR  Reinaldo tem olho clínico; sabe que Ridel tem futuro garantido no projeto político do PSDB, podendo concorrer  à Câmara Federal por exemplo. Claro que o cenário político muda, mas o homem público deve fazer a leitura com outros olhos.

CHEGANTES  Com Picarelli e Mara, o PSDB salta para 7 deputados e se fortalece para disputar a sucessão na Assembleia Legislativa inclusive. Já na Câmara da capital, o ingresso de Magali, Flávio Cesar e Chadid fortalece o ‘ninho’ agora com 5 membros.  

MARA  A chegada da deputada ao PSDB  não deixa de ser um fato novo na sucessão da capital. Seu perfil é bom, corajosa tem incorporado a indignação ao seu discurso na Assembleia. Critica o PT e o Planalto e peitou questões polêmicas como do CIMI. 

A PROPÓSITO  Na CPI do CIMI , o delegado Marcelo A. de Oliveira, (PF),  que presidiu o inquérito de Reintegração de Posse da ‘Buritis’, disse que os índios foram incitados pelo CIMI e inclusive apreendeu um manual de fabricação de bomba caseira.

ENFIM... Como diz o deputado Zé Teixera: “a máscara do CIMI caiu pelas provas  nas  invasões no MS.  O CIMI dá cestas básicas aos índios  incentivando invasões e interfere também na escolha dos caciques das aldeias. É claro, aí também tem o dedo do PT.”

‘INTOCÁVEIS’  Ocupantes de cargo público deveriam receber as críticas da mídia com serenidade, até como aprendizado ou simples sinalização. Mas nestas horas a velha incoerência aflora; o direito de opinar é bom, desde que não contrarie seus interesses. 

DELCÍDIO Abandonado pelo PT optou pela delação que sacode o país. O entrave foi a postura do ministro Teori Zavascki em rejeitar a delação para 6 meses, prazo em que o senador esperava se safar do julgamento no Senado. O bom: a delação já homologada!

O LEITOR  já conhece os termos da delação e questiona os desdobramentos. O PMDB  se une e junta-se a oposição, saindo do governo? O PT incentivará uma reação de rua para protestar alegando ‘golpe da elite’? E o impeachment ganhará força agora?

TEMER  Infeliz no último programa do PMDB na TV. Tentou  contemporizar a grave    crise econômica  pedindo a união de todos. Só bobagem. Ele vive em outro país? Um discurso morno, incoerente e que afunda ainda mais o PMDB aos olhos do povo. 

SEM ESQUECER...   O PMDB não é partido de santos. São 12 denunciados na Lava Jato; entre eles Renan, Eduardo Cunha e Edson Lobão. Pergunta que não se cala: Como pregar moralidade na administração pública associando-se as bandalheiras do PT? 

‘O MILAGRE’  Não é só aqui no Estado que os petistas melhoraram o próprio  padrão de vida com direito a ostentação vergonhosa.  Em todo o país essa transformação agride ao cidadão que trabalha duro. O caso dos filhos de Lula é emblemático, horroroso. 

A PERGUNTA:   Por que os filhos de Lula ficaram tão ricos em tão pouco tempo – mesmo sem capital inicial para fundar empresas e sem conhecimento especializado sobre as atividades?  Enquanto os mortais sofrem, eles esnobam vergonhosamente.  

APLAUSOS A Polícia Federal pela sua postura e excelente nível de seus delegados. 
Aliás, foi no governo de FHC que o pessoal da Federal foi incentivado a se especializar nos ‘States’ no combate ao crime organizado. Gente concursada, sem padrinhos.

FALHOU   O plano do governo era colocar gente de sua confiança para comandar a Polícia Federal e melar as operações em curso, principalmente a Lava Jato. Com os episódios recentes o plano furou e ganhou a repulsa dos integrantes da Polícia Federal. 

LULA  Nada como  ser amigo dos poderosos  empreiteiros que dominam o setor da construção. Sem limites, não poupou nem a adega do Palácio do Planalto e levou 11 caminhões de bebidas para o sítio de Atibaia. Quem nunca comeu mel, se lambuza.

EVIDENTE  que após a postagem da coluna novos fatos já terão ocorrido. Indago:  será que o deputado Vander e seus colegas de PT  terão  coragem para sair  às ruas da capital e protestar contra a Polícia Federal?  Boa chance para medir o prestígio do PT.

A TÁTICA  é conhecida. Como faziam os comunistas e nazistas inclusive, o PT  usa de terceiros para essas ações de ruas. Líderes sindicais comprometidos e entidades ligadas  ao regime insuflam a bagunça promovendo o quebra quebra.  

Últimas Noticias