Polícia

‘Repetentes’ invadem escolas para mudar notas em boletins

Objetivo de invasões é alterar notas baixas recebidas em exames e tentar anular reprovações, dizem professores e a polícia

Postado em 08 de JANEIRO de 2017 às 5:00
Talita Matsushita/JPNews
Escola de Paranaíba teve sala revirada

Por Valdecir Cremon

Duas escolas estaduais, de Paranaíba e de Três Lagoas, foram atacadas por vândalos nos últimos dias. Coincidência ou não, nos dois casos sobraram sinais de que os ataques foram praticados por alunos reprovados em 2016, descontentes com notas obtidas em exames. Em um dos ataques, o mural de uma escola onde havia boletins de notas foi queimado.

Este ataque ocorreu na Escola Estadual Professor Luiz Lopes de Carvalho, localizada no bairro Santa Terezinha, zona Oeste de Três Lagoas, no início da semana. Alunos não identificados teriam invadido o local - que não possui câmeras de monitoramento - e ateado fogo no painel. 

As informações são da diretoria da unidade escolar, que informou também que um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia da Polícia Civil.

Uma funcionária da escola ficou ferida ao tentar apagar as chamas. Segundo a coordenação da escola, ela sofreu queimaduras nas mãos, foi levada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e passa bem. Como a rede de ensino está em período de férias, apenas alguns servidores estavam no local, na ocasião. A escola foi inaugurada em março de 2014 e tem mais de 600 alunos, com as idades entre 12 e 18 anos.

Não é a primeira vez que a escola é alvo de vandalismo. No ano passado, salas de aulas foram arrombadas e equipamentos furtados, antes da instalação de grades de ferro em portas e a contratação de uma empresa de  vigilância noturna.

A diretoria da escola considera necessário um reforço de segurança da Polícia Militar no bairro e o comando da PM admitiu que houve redução do policiamento no período de férias. “Vamos retomar o patrulhamento assim que as aulas voltarem”, disse o tenente-coronel James Magno Morais Silveira, comandante da PM na cidade.  

“Vamos destacar policiais para atuarem dentro das escolas em busca de informações sobre problemas e para estreitar os laços de relacionamento”, disse.
Policiais que trabalham no trânsito serão deslocados para a função, disse o oficial. 

 PARANAÍBA
O outro ataque foi na Escola Estadual José Garcia Leal, em Paranaíba. Vândalos arrombaram uma janela para entrar no prédio e reviraram documentos na secretaria, entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira (4). Nada foi levado, de acordo com o diretor Osmar Higino Barreto. 

Pistas deixadas no local apontam que a ação foi praticada por mais de uma pessoa. “Como choveu de madrugada [da quarta], acreditamos que tenha sido depois da chuva e porque havia marcas de sapatos pelo chão”, disse o diretor.

“Pelas características do arrombamento, tudo indica que são as mesmas pessoas que atearam fogo na sala da coordenação em outubro do ano passado. Bastante ousados realmente”, afirmou, citando que os invasores tentaram modificar notas de provas e registros de faltas. Porém, disse que todos os registros são feitos eletronicamente em uma central da Secretaria estadual de Educação, em Campo Grande.

Barreto cobrou “uma resposta das autoridades de segurança pública” às invasões para identificação dos autores. “É preciso dar um basta na impunidade e acabar com a sensação de insegurança nas escolas”, disse. (Colaboraram Talita Matsushita e Kelly Martins)

VEJA COMO FICOU O PAINEL DA ESCOLA DE TRÊS LAGOAS

Últimas Noticias
Agora na Capa
Carga horária

Agentes de endemias de Três Lagoas querem redução na jornada de trabalho

Plantão

19:25

Encontro

Presidente do PROS participa de debate sobre reforma da Previdência

18:47

Carga horária

Agentes de endemias de Três Lagoas querem redução na jornada de trabalho

18:09

Investimento

Senadores pedem liberação de licença para instalação de fábrica

17:43

Economia

Sebrae vai ajudar deputados na discussão da reforma tributária

17:32

Sebraejor

Sebrae promove integração com jornalistas em Três Lagoas

17:06

Feriadão

Vai pegar estrada no carnaval? Confira dicas de segurança

15:32

Imunização

Vacina contra a febre amarela volta a ser oferecida para toda população

+ notícias
Polícia
Crise

Presos em Delegacia de Aparecida do Taboado queimam colchões

Ameaça

Jovem grávida é ameaçada pelo ex-marido em Paranaíba

Flagrante

Motorista é preso em Três Lagoas com 50 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Tragédia

Paranaibense morre em acidente entre ônibus no interior de SP

Paranaíba

PRE encontra carro abandonado recheado com droga em rodovia

Patrulha Rural

Pneus contrabandeados do Paraguai são apreendidos em caminhões

Casos de Família

Mãe depressiva pede ajuda ao Conselho Tutelar para não matar o próprio filho

ver +