RÁDIOS

OPINIÃO

Feliz 2017, Brasil!

Leia artigo do jornalista Otávio Neto, publicado na edição deste sábado (4) do Jornal do Povo

Por Otávio Neto
04/03/2017 • 09h51
Compartilhar

Antes do carnaval as notícias sobre a recuperação econômica do Brasil já vinham ganhando destaque na mídia. Acanhadamente o governo vinha tentando encorajar o mercado, fortalecer o país como destino importante e confiável na área econômica -já que na questão política isso é impossível de ser feito neste momento-, e se esforçando para tentar se consolidar enquanto governo legítimo. Mas isso foi o que vimos até a semana pré-carnaval, quando o país ainda funcionava pela metade. Se é verdade que o Brasil só começa mesmo a se organizar depois do carnaval, então precisamos nos preparar para um 2017 movimentado.


Seguindo essa linha de raciocínio, é possível dizer que até agora apenas nos preparamos para o resto do ano. Janeiro e fevereiro teria sido, digamos, uma adequação. Agora, passada a folia, é hora de nos prepararmos para enfrentar os desafios do ano novo. É provável que teremos pela frente meses de incertezas e de batalhas difíceis pois é grande a expectativa do que ainda vai acontecer no país do carnaval, do futebol e da lava jato. 


Além de torcer pelos acertos no campo político, resta à nós, o povo, conduzir nossas vidas com equilíbrio, responsabilidade e dedicação. Cabe à cada um de nós, a missão de fazer mais e melhor por nós mesmos e pelo país. Porque se 2017 está começando agora no Brasil, então que comece em ritmo de desenvolvimento, de alegria e de esperanças renovadas. Nem bem a folia de momo acabou e o meio político que já vinha vivendo dias de extrema fragilidade se depara com o bloco dos que estão prestando depoimentos bombásticos e revelando à nação mais do mesmo. A corrupção continua sendo o tema das manchetes.


A lava jato completa 3 anos de atuação. Nesse período pudemos conhecer, reconhecer e entender o quanto ainda somos um país problemático e desestruturado no campo da ética política. Se 2017 será um ano de fortalecimento das ações de combate aos desvios não sabemos, mas depois do samba, do feriado e da calmaria em Brasília, o que se espera agora é que o juiz Sérgio Moro volte a colocar a Polícia Federal nas ruas, recolhendo os que insistiam em permanecer na escuridão. O Brasil de 2017 tem tudo para reencontrar o rumo do desenvolvimento econômico e promover uma limpeza necessária no campo político. Feliz 2017 à quem nunca desistiu de acreditar que poderemos viver num país melhor, mais digno e mais justo.


*É jornalista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Opinião