RÁDIOS

POLÍCIA

Preso em MS é apontado como chefe de facção criminosa que atuava em Brasília

Operação Avalanche foi desencadeada em cinco estados brasileiros

Por Agência Brasil
09/10/2015 • 17h28
Compartilhar

A Polícia Civil desarticulou uma facção criminosa paulista que atuava dentro da Penitenciária do Distrito Federal e em cadeias de cidades do entonto da capital. A operação Avalanche foi desencadeada nos estados Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Distrito Federal e Goiás.

De acordo com informações da Agência Brasil, foram expedidos 49 mandados de prisão preventiva nesta fase. A polícia também ouviu duas advogadas suspeitas de promover a troca de informações entre membros da organização criminosa.

Segundo a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), que comanda as investigações, os envolvidos se comunicavam por meio de cartas no Distrito Federal e de celulares nos outros estados. Eles atuavam principalmente com tráfico de drogas, extorsões e roubos, e integram uma das células do Primeiro Comando da Capital (PCC) paulista, que tentava se articular em Brasília.

Segundo o delegado Luiz Henrique Sampaio, o chefe do grupo era Genilson Vieira Penaforte, mais conhecido como Tony, que coordenava as ações de dentro de um presídio em Campo Grande. "Era ele quem comandava e decidia tudo o que seria feito. Os integrantes se comunicavam com ele pelo celular e a partir daí planejavam os próximos passos", afirmou.

As investigações começaram em janeiro e, com os mandados expedidos hoje, passa de 60 o número de presos na operação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Polícia