RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Aeronave usada em corridas faz exibição durante Festival Aéreo

A aeronave Extra 330 SC, considerada a melhor para acrobacias aéreas, vai ser a cereja do bolo na terceira edição do Festival Aéreo de Paramotor de Três Lagoas

Por Jonas Turolla
21/04/2017 • 12h01
Compartilhar

A aeronave Extra 330 SC, considerada a melhor para acrobacias aéreas, vai ser a cereja do bolo na terceira edição do Festival Aéreo de Paramotor de Três Lagoas, que acontece neste fim de semana, no CTA (Clube Três-lagoense de Aeromodelismo).

Fabricado na Alemanha, o modelo - que se apresenta pela primeira vez em Mato Grosso do Sul - participa constantemente de competições e já se consagrou campeão mundial de acrobacias em 2009, 2013, 2014 e 2015.

As manobras ficam por conta do piloto paranaense José Villela, que destacou o poderio da aeronave. "Em relação à acrobacia, ela é 'full' acrobática. Faz qualquer tipo de manobra aérea. Invertida, positiva, negativa, ascendente, descendente... ela é homologada para 12Gs e atinge a velocidade de 300 milhas (por hora). A performance dela é fantástica. Os grandes competidores usam só essa aeronave", afirmou.

Pilotá-la, no entanto, está longe de ser algo fácil. Segundo Villela, que chega a perder meio quilo a cada voo, é necessário muito treinamento e, claro, preparo físico.

"É possível qualquer pessoa fazer (manobras aéreas), mas tem que ter muito treinamento. Ela é uma aeronave muito rápida. Segura, mas, ao mesmo tempo, perigosa. Você precisa ter muito treinamento em outras aeronaves para passar para essa", frisou o piloto, que tem hoje um centro de treinamento em Bebedouro, interior de São Paulo, onde ensina acrobacias.

Ao todo, existem apenas 51 modelos Extra 330 SC no mundo e o de Villela é o único na América do Sul. O Festival começa nesta sexta-feira (21) e vai até domingo (23).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas