RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Haitianos realizam exposição de pinturas a óleo em Três Lagoas

Pintores decidem divulgar suas obras ao Brasil com intuito de mostrar o cotidiano de seu país

Por Valdecir Cremon
09/09/2016 • 16h54
Compartilhar

O cotidiano. Paisagens, pessoas e contornos. Em óleo sobre tela, os artistas plásticos Elie Alceo e Jean Wesly Demosthene revelam ao público de Três Lagoas um pouco do Haiti em uma mostra aberta no início deste mês, na Biblioteca Municipal Rosário Congro. Na opinião dos artistas e de organizadores da mostra, a exposição pode ser considerada um sucesso.
Elie e Jean Wesly trouxeram 44 telas para serem apreciadas e vendidas ao público, na primeira mostra que realizam no Brasil. Daqui, a dupla de artistas segue para mais uma exposição no Rio Grande do Sul antes de ir aos Estados Unidos, no final deste ano.

Os haitianos revelaram que produzem pinturas desde 1998 - inicialmente com amigos, como hobbie, e depois por opção profissional. Antes de se lançarem, passaram por uma escola de artes em seu país para estudar e  aprender novas técnicas para aperfeiçoamento de traço, cores e padrões de pinturas. Do aprendizado e do talento individual surgiram obras elogiadas.
O professor e historiador Rodrigo Fernandes, que atuou como tradutor para os artistas (que falam francês) durante a exposição, disse que as obras receberam “boa classificação” de visitantes da mostra.

“Hoje existem muitos artistas que produzem para o mercado internacional. Mas, no Brasil ainda há pouco conhecimento da arte haitiana. Essa mostra contribui com a divulgação do trabalho deles”, disse Rodrigo.

“A cidade é bonita, com belas paisagens, e muito acolhedora”, disse Elie sobre sua vinda à cidade. Jean Wesly disse que se sentiu “muito bem” em Três Lagoas. 
Na avaliação do Departamento Municipal de Cultura, que realizou a mostra, o acesso do público e o interesse pelas obras certificam o resultado do evento.

A mostra prossegue até este dia 20, com entrada gratuita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas