RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Terceirizados da Eldorado decretam greve, mais uma vez

Essa já é a quarta paralisação do ano. Representante do Sintricom disse que a greve é ilegal

Por Claudio Pereira
27/01/2012 • 07h00
Compartilhar

Cerca de oito mil trabalhadores, das empresas Paranasa, Serpal e Montcalm, terceirizadas da Eldorado Brasil, paralisaram ontem em 100% as obras do canteiro por tempo indeterminado. Essa já é a quarta mobilização realizada neste ano. A manifestação foi iniciada por volta das 6h, quando um grupo de aproximadamente 600 trabalhadores passou a impedir a entrada dos demais trabalhadores. Aqueles que já haviam conseguido entrar na empresa foram obrigados a sair. Alguns funcionários da Eldorado, que não quiseram ser identificados, relataram que o grupo estava bastante agitado e que chegou a quebrar vidros de carros e a danificar estruturas das obras.

Ontem pela manhã a movimentação em frente da Eldorado, na BR-158, próximo a Selvíria, era bastante intensa. Os trabalhadores não deixavam ninguém entrar na empresa. Os ônibus que já estavam nas dependências da Eldorado não puderam sair e deixaram parte dos trabalhadores sem transporte para retornar ao alojamento. Alguns decidiram se arriscar e fizeram o percurso a pé. Outros conseguiram carona. Viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Rondas Táticas e Ostensivas do Interior (Rotai) estiveram no local a fim de garantir a ordem e a segurança dos envolvidos. 

Os operários reivindicam melhores salários e condições de trabalho. Sem se identificarem, eles disseram que o transporte que os leva até o canteiro é inadequado, o alojamento onde vivem fica muito longe da cidade e não oferece conforto a eles. A maioria deles é pedreiro ou ajudante. O salário pago a um pedreiro é em média de R$ 1.080. Já o ajudante ganha aproximadamente R$ 800.

JPNEWS/TVC: BANNER TVC AGORA ATUALIZADO ATUALIZADO 27.03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SINDICATO
Além de alguns trabalhadores terem sido impedidos de entrar na empresa, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Manutenção Industrial de Mato Grosso do Sul (Sintricom) também foram expulsos do local. Os trabalhadores exigem que a Força Sindical, de Campo Grande, tome a frente das negociações.

De acordo com o vice-presidente do Sintricom, Donizeth Moreira, os operários murcharam os pneus do veículo do sindicato e ainda arrancaram todos os adesivos do carro. Moreira disse ainda que esses operários estavam bastante agitados e que mal quiseram ouvir o que os representantes tinham a dizer. “Já acionamos a Força Sindical. Os representantes chegarão hoje para tentar negociar com eles”, disse.

Moraes adiantou que essa paralisação é ilegal e que o Sintricom não vai lançar um edital. “Algumas das reivindicações deles já foram acordadas na última greve. Houve um acordo coletivo o qual eles aceitaram. Agora, querem reivindicar novamente”, disse. Moraes ainda informou que antes de qualquer paralisação o sindicato deve ser acionado para orientá-los.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas