Rádios On-line
SMAM 2020

'A amamentação pode prevenir muitas mortes', explica Michelle Gonçalves

Enfermeira-obstetra inaugurou a Semana Mundial de Aleitamento Materno no programa A Casa é Sua

5 AGO 2020 - 11h:46Por Beatriz Rodas

Na última segunda-feira (3) foi iniciada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), um ato que nutre, faz crescer, previne doenças, promove o desenvolvimento saudável de bebês e crianças, e futuros adultos, entre outros fatos e curiosidades muito legais. O tema da SMAM 2020 é "Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável".

"É preciso mil litros de água para produzir um litro de leite em pó, a fórmula normalmente utilizada pela indústria para suprir o leite materno. Enquanto, por outro lado, a mulher só precisa de dois litros de água para produzir um litro de leite, e esse litro alimenta o bebê por muitas horas", explica Michelle Gonçalves, enfermeira obstetra e consultora em amamentação que inaugurou a SMAM no programa A Casa é Sua.

"Quando uma mulher tem dificuldade de amamentar, o leite não desce ou ela sente muita dor, quem sai pra comprar outro leite em farmácia é o marido, é a mãe - a avó do bebê - mas não é a mulher. Então a gente precisa estar atento a esta rede de apoio em torno da mulher, pra que realmente apoie a amamentação. [...] O leite materno é o mais completo, é o melhor alimento que pode ter pra um bebê. Nada vai substituir". 

MULHERES TÊM PROBLEMAS?

Durante a entrevista, Michelle apontou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que comprovam que menos da metade das mulheres conseguem amamentar efetivamente. "É por que elas não conseguem ou têm problemas? Não. Grande parte é por questões psicológicas e sociais, questões impostas à mulher antes mesmo dela parir".

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13
  • Programas: