RÁDIOS
Ap. do Taboado, 20 de abril

Crianças da Escola São Jerônimo apresentam projeto na Praça Matriz

Projeto recebeu como temática “Meu quintal é maior que o mundo”, de Manoel de Barros

Por Redação
25/09/2018 • 17h00
Compartilhar

Um projeto de incentivo à leitura e cultura foi desenvolvido com as crianças da Escola Municipal São Jerônimo de Aparecida do Taboado. No dia 21 de setembro, das 13h30 às 16h30, na Praça do Santuário, os alunos do 2º ano vespertino do ensino fundamental participaram de uma “Trilha Literária”, que faz parte do projeto “Meu quintal é maior que o mundo”, temático dos poemas de Manoel de Barros, desenvolvido por meio do Programa Votorantim pela Educação.

Para a “Trilha Literária”, a escola teve auxílio da corporação do Corpo de Bombeiros. Os militares montaram a “Falsa Baiana” (deslocamento utilizando dois cabos) e fizeram um exercício de ponte com as crianças. A ação é a terceira dentro do projeto “Meu quintal é maior que o mundo”. Além disso, foram expostos todos os desenhos e poemas estudados em sala de aula.

A escola elaborou ainda, como forma de incentivo aos alunos, um concurso de desenho. Uma comissão formada por todos os funcionários e professores da escola escolheu aquele que melhor representou o projeto. O desenho de João Henrique ficou em 1º lugar e foi inserido na camiseta de divulgação. Já o segundo melhor desenho foi do aluno Cauã Montaine da Silva Santos, este, ilustrou o convite para o evento. Ambas as crianças ganharam uma bola como premiação.

CULTURA APTO: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo da “Trilha Literária” foi proporcionar aos alunos um exercício de interpretação de texto lúdico, as atividades/brincadeiras tiveram como etapa desvendar partes dos poemas estudados para passar por todos os circuitos da trilha até a sua conclusão.

Participaram ativamente do projeto: como professora regente, Carla Patrícia Mendes; professora de produção, Ângela Cristiane Calente; professora de arte, Lycianne Carvalho Parente; professor de educação física, Nevyton Candido Martins; coordenadora Delza Solange; e a diretora Idair Aparecida de Mendonça.

Manoel de Barros foi o autor escolhido por sua linguagem ser muito próxima da criança e por retratar o universo infantil em seus poemas com riqueza de detalhes. Entre as ações de incentivo a leitura de poemas e valorização da cultura, a primeira foi uma visita a campo em uma chácara, localizada na Avenida Boiadeira, em um quintal de uma das crianças que participou do projeto. As crianças leram e cantaram o poema “Bernardo”, de Manoel de Barros, para todos os moradores do local e puderam brincar.  Já a segunda ação ocorreu na sexta-feira (14) na “Brinquedoteca Arco- Íris”, onde os estudantes participaram do “exercício de criançar”, como denominou a escola.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 105,5 - Aparecida do Taboado