RÁDIOS
Ap. do Taboado, 19 de abril

Médica do município orienta sobre prevenção

Drª Elisa Maria, do ESF central, destaca a importância do auto exame

Por Nestor Junior
03/10/2019 • 13h26
Compartilhar

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano (HPV). A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV. A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, presumidamente através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital.

Já o exame de mama é indicado a partir dos 50 anos. É relativamente raro a necessidade do exame antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Nossa reportagem conversou com a médica do ESF central, Drª Elisa Maria, que destaca a importância do auto exame e que os preventivos devem ser feitos a partir do início da atividade sexual da mulher.

Ouçam:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 105,5 - Aparecida do Taboado