RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Abuse de cremes hidratantes neste inverno

Na época mais fria do ano, devemos ter cuidado especial com a nossa pele

Por Redação
12/04/2013 • 11h29
Compartilhar

Ainda não chegou o inverno, mas o clima já começa a ficar mais frio. Isto significa que temos de dar uma atenção especial a nossa pele. Afinal, não é só no verão que temos de ter cuidados com a hidratação da pele.

Para muitas pessoas, os dias frios e claros de inverno trazem mais do que um brilho rosado as bochechas. As baixas temperaturas podem danificar a barreira da pele.

Ventos fortes, chuva e temperaturas frias “quebram” gradualmente as camadas externas da pele. A chuva e o vento são muito agressivos para a superfície da pele, mesmo num dia ensolarado, a frieza do ar desidrata a pele deixando- a mais maçante e mais seca.  Além disso, com a queda de temperatura, temos a tendência de tomar mais banhos quentes, mas a água quente pode ressecar pele do corpo e aumentar a oleosidade do couro cabeludo pela vasodilatação, como explicou a dermatologista Leila Mussa Gazi Ribeiro, da Clínica Gastroderm. 

“Devemos evitar tomar banhos muito quentes, pois eles retiram a oleosidade natural da pele e faz com que a capa de proteção da pele fique mais sensível”, completou.

As consequências de uma má hidratação aparecem, sobretudo, no rosto. E, para não antecipar as rugas e as marcas de expressão, temos que ter um cuidado especial. De acordo com Leila Mussa, quando você nota a sua pele mais ressacada, é devido a falta de água ou de gordura. Um rosto bem hidratado já é diferente, apresenta uma boa elasticidade. Já a pele desidratada é flácida e enrugada.
“Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas, pelo menos duas vezes ao dia, seja para o corpo ou para o rosto.” 

Outra dica da dermatologista é referente ao horário escolhido para tratar da pele. “Se possível, hidrate a pele sempre de manhã e à noite depois do banho”.

PASSO A PASSO
Para obter uma hidratação perfeita, o primeiro passo é identificar o tipo de pele. Só assim é possível definir o melhor tratamento, até porque, uns produtos tem mais água que outros.

Descoberto o tipo de pele, deve ter os cuidados necessários para proteger a pele das agressões exteriores, como o vento, o frio, a poluição ou os raios solares.
 
Os sabonetes mais adequados são os neutros ou com base hidratante. Sabonetes líquidos ou shower óleos (sabonetes em óleo) têm pH mais semelhante ao da pele e, por isso, agridem menos. “Devemos usar, de preferência, loções de limpeza e sabonetes para peles mais delicadas, ou seja, um produto específico para peles mais sensíveis”.

HIDRATANTES
Segundo a dermatologista, no inverno é indicado hidratar o corpo com cremes de alta concentração de petrolatum, fosfolipídeos e ceramidas. Outros ativos bastante usados para a hidratação da pele, como diz Dra Leila, são a ureia e o ácido hialurônico, que podem ser veiculados em manteigas, cremes e loções.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias