RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Agricultores de MS estão gastando mais para plantar o milho safrinha

Pesquisa aponta aumento de quase 40% no custo de produção.

Por Redação
15/02/2013 • 12h59
Compartilhar

Na fazenda do agricultor José Boniatti, a soja começa a dar lugar ao milho safrinha. O produtor já plantou 130 dos 700 hectares que vai cultivar e conta que a safra deste ano está pesando mais no bolso.

Os insumos correspondem a quase metade dos custos da produção, por isso, os aumentos refletem diretamente nas despesas para o produtor.

De acordo com a Embrapa, o custo total do milho nesta safra em Mato Grosso do Sul é de R$ 1651 por hectare, 38% de aumento sobre a safra de 2012.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O analista de mercado da Embrapa, Alceu Richetti, explica quais itens pesaram mais nesta conta. “Este aumento é proveniente do preço da semente e do fertilizante. A semente aumentou quase 43% em relação ao ano passado e o fertilizante 25%”, diz.

Sérgio Miranda é dono de uma revendedora de insumos em Dourados. Ele conta que apesar do aumento nos preços, os agricultores compraram mais este ano. “O agricultor está investindo mais em tecnologia, acreditando no potencial do milho, que o ano passado foi muito bom”.

De acordo com a Conab, a área plantada com milho safrinha em Mato Grosso do Sul deve aumentar 2,5% em relação à safrinha do ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias