RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 18 de abril

Aparecida inaugura pórticos nos acessos da cidade

Portais custaram R$ 400 mil; nova gestão deve mexer nos portais para abrir avenida.

Por Divulgação
20/11/2012 • 07h45
Compartilhar

O prefeito de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB), inaugura no dia 30 os dois pórticos que mandou construir nos principais acessos da cidade, no trevo da BR-158, sentido Paranaíba, e na ponte rodoferroviária.

A inauguração acontece a contragosto do refeito eleito, José Robson Samara Almeida (PR), que pediu o deslocamento de uma das pilastras para que ele pudesse, assim que assumir, executar projeto de abertura e pavimentação de uma avenida, que passaria a ser o principal acesso à cidade. Vereadores da base de apoio ao prefeito intercederam, mas André Ferreira considerou intempestiva a mudança, já com os portais praticamente prontos.

Segundo a assessoria da Prefeitura, a inauguração dos portais está marcada para às 14h do dia 30, com a presença do senador Delcídio do Amaral (PT), autor da emenda de R$ 400 mil que custeou a obra. Para o prefeito, os portais eram esperados com expectativa pela população. Já técnicos do Dnit, por exemplo, consideram os pórticos caros, sem utilidade e desnecessários no tamanho em que foram projetados.

Para a Prefeitura, os portais melhoram o aspecto da entrada da e cidade e causam boa impressão a quem chega a Aparecida do Taboado. O prefeito André Ferreira fez na semana passada a última vistoria técnica. “Estamos finalizando a nossa administração com mais uma conquista para o nosso município, cuja obra era tão esperada pela população”, declarou André Ferreira ao site Costa Leste News.

De acordo com a Prefeitura, com 18,90 metros de largura e 13 metros de altura, os pórticos “chamam a atenção pelo tamanho e beleza arquitetônica”.

AVENIDA

O prefeito eleito José Robson Almeida está com projeto de construção de nova avenida de acesso à cidade, que prevê asfaltamento da entrada do distrito industrial, mas era necessário remover em pelo menos meio metro uma das pilastras. O prefeito chegou a acenar com essa possibilidade, mas na semana passada descartou mexer no projeto.

José Robson Almeida, que é engenheiro, argumenta que a remoção de uma das pilastras do portal é necessário para o alargamento do acesso, permitindo a pavimentação de avenida com entrada para o Distrito Industrial. O assunto polemizou os debates na Câmara, mas no fim todos os vereadores afirmaram concordar com a ideia, pois a avenida a partir da interseção, localizada a 400m do trevo é uma reinvindicação de empresários e funcionários das indústrias, que passariam a desfrutar também de uma ciclovia.

O trevo também está em obras, em razão do terminal intermodal da Eldorado Brasil. O prefeito eleito disse que o projeto pode ser readequado, mas quem poderia determinar o ajuste é o atual prefeito. O portal na entrada no sentido Paranaíba-Aparecida, em frente ao trevo, próximo da indústria Pelmex, está praticamente pronto.
 

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AUTOR É ESPECIALISTA EM PORTAIS E MONUMENTOS

O responsável pelos pórticos de Aparecida do Taboado é Adélio Sarro, que se tornou especialista em projetos de portais e monumentos. Muitos dos pórticos construídos nas cidades de Mato Grosso do Sul, em outras cidades do País e até no exterior foram projetados por ele, que ficou conhecido internacionalmente depois de promover e organizar diferentes mostras no Japão. Foram seis ao todo.

Sarro já percorreu vários países além do Japão: Itália, Uruguai, Argentina, França, Estados Unidos, Portugal, Nicarágua, Suíça, Alemanha, Bélgica, Noruega, Cingapura e Austrália. Além de ser um desenhista e pintor em telas, Adélio Sarro ganhou notoriedade desenvolvendo técnicas inovadoras, como as novas concepções de portais de entrada nos municípios, atendendo encomendas de instituições públicas e privadas. 

Segundo o artista, no caso dos portais de Aparecida do Taboado, eles remetem à história do município. O memorial descritivo da obra detalha que “na parte superior, em formato de ondas, o monumento representará a natureza, a água, as ondas do rio e sol. Na parte inferior, nos baixos relevos, vamos contar a história do município por meio da música, pecuária e olarias. O fundador, Antônio Leandro de Menezes, será esculpido segurando Nossa Senhora Aparecida, simbolizando a história da fundação da cidade, enfatizando que a imagem de Nossa Senhora Aparecida não representa uma tendência religiosa, mas sim uma simbologia histórica nos portais de entrada”.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias