RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Aprovado na CDR projeto sobre necessidade de documentos para hospedar crianças

Determinação faz parte de um projeto de lei do Senado

Por Redação
20/03/2013 • 14h45
Compartilhar

Os estabelecimentos de hospedagem terão que alertar sobre a obrigatoriedade da apresentação de documento que comprove a filiação ou a autorização dos pais ou responsáveis para hospedar crianças e adolescentes. A determinação faz parte de um projeto de lei do Senado aprovado na manhã desta quarta-feira (20) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado.

O PLS 701/2011, de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) também determina que o poder público veicule campanha publicitária sobre o alerta por cinco anos, nos meses de novembro e dezembro. A proposta acrescenta dois dispositivos à Lei 8.069/1990, que proíbe a hospedagem de crianças ou adolescentes em hotel, motel ou pensão, salvo se autorizados ou acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Segundo a autora, o motivo da proposta foi a falta de esclarecimento na lei sobre a necessidade de apresentação de documentos, causando o dissabor aos hotéis que muitas vezes não podem acolher os filhos dos que querem se hospedar.

“Não é nada incomum que, em ambiente familiar, os pais, ou o responsável legal, não vejam necessidade de providenciar a carteira de identidade para seus filhos menores. Caso tenham-na providenciado, é comum que não considerem indispensável levá-la consigo quando viajam. O resultado disso são constrangimentos indesejáveis”, afirmou.

O relator do projeto, senador Wellington Dias (PT-PI), votou pela aprovação da matéria. Ele enfatizou a oportunidade da proposta devido à aproximação de grandes eventos no Brasil. Além disso, o senador citou a inovação feita pela autora de obrigar o poder público a divulgar o alerta da obrigatoriedade de documentação.

– Eu acho fundamental. Às vezes a gente faz uma lei importante como essa e a sociedade nem pode cobrar, porque muitas vezes não tem conhecimento – afirmou Wellington.
O projeto ainda deve ser apreciado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado antes de ir para a Câmara dos Deputados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias