RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 16 de abril

Aumenta em 22% a produção de motocicletas no País

Paralelamente, segundo o Ministério da Saúde, aumentaram em 2 mil por cento os acidentes

Por Redação
12/12/2008 • 06h20
Compartilhar

A facilidade na aquisição de motocicletas atualmente está alavancando o setor, quase que congestionando as ruas e avenidas das cidades, e ao mesmo tempo, com o aumento do número de veículos do tipo, os acidentes de trânsito envolvendo motos cresce assustadoramente.
De janeiro a novembro deste ano foram fabricadas mais de dois milhões de motocicletas, cerca de 22% a mais do que no mesmo período do ano passado. Apesar da crise financeira internacional, o mercado interno mostrou-se aquecido na produção desse tipo de veículo. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores. Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Nos meses de outubro e novembro, a produção cresceu 6%. As exportações, no entanto, caíram 15%. "Ainda não é possível fazer uma previsão precisa para 2009, mas não estamos pessimistas: pensamos que nosso setor deve crescer cerca de 5% ao ano", disse o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi.
Segundo Takeuchi, apesar de ter apresentado uma leve queda no período de outubro a novembro (quase 11%), o ano de 2008 para o setor será considerado bom para o setor. "Estávamos vendendo muito. Acredito que 2009 será como 2007, uma volta à normalidade." Para ele, os três primeiros meses do próximo ano devem ser mais incertos, "mas depois o movimento deve voltar".
De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), até outubro a frota de motocicletas em Mato Grosso do Sul era de 198.326 veículos. Na Capital, eram 73.776 motos; no interior, 124.550.

CONTRAMÃO


Na contramão do crescimento da produção de motos no País, o aumento das mortes no trânsito – onde os acidentes com motocicletas se destacam - preocupa as autoridades. Segundo o Ministério da Saúde, em 16 anos (1990-2006), o número de mortes em acidentes envolvendo motos aumentou em 2.252%. (Veja gráfico)
Um dos casos mais recentes de acidente de trânsito na Cidade envolveu duas motocicletas. O fato ocorreu no início da tarde de quarta-feira (10), na rua Egydio Thomé, em frente ao numeral 57, no bairro Interlagos. Os dois condutores sofreram lesões, tendo de ser socorridos ao Hospital Auxiliadora.
Segundo consta em boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar na 1ª Delegacia de Polícia, perto das 13 horas, Stevani Almeida dos Santos Alves, 18 anos, conduzia a moto Honda Biz, placa HSP-7539, de Três Lagoas, pela referida via, sentido Interlagos-Lapa, quando ao tentar entrar com o veículo na garagem de sua casa, foi colhida pela Suzuki de placa HSS-7565, da mesma cidade, conduzida por Everton Ferreira dos Santos, 23.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias