Rádios On-line

Autoridade da OMS alerta que novo vírus H7N9 é um dos mais letais

As autoridades de saúde em Taiwan comunicaram que o primeiro caso de H7N9 foi identificado em um homem

24 ABR 2013 - 14h:25Por Redação

O especialista Keiji Fukuda, da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse hoje (24) que o vírus H7N9, identificado pelas autoridades da China, é um dos mais letais do mundo. Em um congresso de peritos, Fukuda alertou sobre a gravidade do vírus. A China confirmou 108 casos e 22 mortes desde as primeiras infecções, em 31 de março. Por enquanto, a maioria dos casos de H7N9 identificados está na área comercial de Xangai e províncias vizinhas no Leste da China.

Para os especialistas da OMS, a doença tem origem nas aves domésticas. Eles disseram estar preocupados. Em comunicado, informaram que, até o momento, não há elementos para confirmar que a doença é transmissível entre pessoas.

As autoridades de saúde em Taiwan comunicaram que o primeiro caso de H7N9 foi identificado em um homem, de 53 anos, que trabalhou na cidade de Suzhou, no Leste da China. Ele apresentou os sintomas três dias após ter regressado a Taiwan, passando por Xangai (na China). O ministro da Saúde de Taiwan, Chiu Wen-ta, disse que o paciente informou que não teve contato com aves domésticas.

Fukuda acrescentou que o vírus H7N9 é facilmente transmissível. “Acreditamos que esse vírus é mais transmissível a pessoas do que o H5N1”, disse ele, lembrando que o H5N1 matou mais de 360 pessoas no mundo, desde 2003.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13
  • Programas: