RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

BMW anuncia construção de fábrica no Brasil

Empresa alemã irá se instalar na cidade de Araquari, em Santa Catarina

Por Redação
26/10/2012 • 16h09
Compartilhar

A BMW anunciou a abertura de uma fábrica de veículos no Brasil no início desta semana. Segundo informações divulgadas pela empresa, ela irá se instalar em Araquari, estado de Santa Catarina. O anúncio foi feito após uma reunião entre os dirigentes da montadora alemã e a presidente Dilma Roussef no Palácio do Planalto.

A instalação da montadora, a décima primeira no país, será de fundamental importância para a economia de Santa Catarina, garantindo a geração de novos postos de emprego, o que irá dinamizar a economia da região, como o que aconteceu com a região de Betim, em Minas Gerais, quando a Fiat iniciou as operações no Brasil.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) deu as boas vindas à empresa, deixando clara a disposição em apoiar a BMW no que for preciso, principalmente com relação à formação de técnicos para trabalhar na nova fábrica.

A dinamização da economia que a montadora trará já se manifesta nas mais de 30 empresas, que procuraram a Prefeitura Municipal de Araquari, com intenções de se instalar na cidade para produzir componentes.

Investimento

Inicialmente será investido pela BMW um total de R$ 528 milhões, que com o passar dos anos e o crescimento da marca no Brasil poderão chegar a um total de R$ 1 bilhão. As previsões estimam que serão gerados 1 mil empregos diretos, para dar início a produção que deverá chegar a 30 mil carros anuais. Ainda não foram computados os empregos indiretos nas demais fábricas de componentes e com a indústria de construção civil, o que irá aumentar o número consideravelmente.

A BMW, abreviatura de Bayerische Motoren Werke, foi fundada em março de 1916 na Alemanha. A empresa fabrica automóveis e motocicletas. Inicialmente a fábrica foi concebida para produzir motores de aviões, o que está representando no logomarca da montadora. No centro do anel negro do logo, a disposição e divisão das cores azul e branca representam a hélice de um avião girando. Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1919), a empresa foi proibida de produzir aviões pelo Tratado de Versalhes, e não retomou mais a produção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias