RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 16 de abril

Cadeias produtivas sucroenergéticas e de celulose e papel apontam gargalos

Segmentos apontam burocracia, marcos regulatórios e logística como principais problemas

Por Redação
24/05/2013 • 09h55
Compartilhar
Questões que envolvem burocracia, licenciamento ambiental, revisão dos marcos regulatórios, incentivos fiscais, uso de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), qualificação e logística foram alguns dos problemas apontados por empresários dos segmentos de açúcar, energia, álcool, papel e celulose durante o evento Encontros com a Indústria - Cadeias Produtivas na última quarta-feira, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, como parte da programação da Semana da Indústria, promovida pela Fiems.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou o empenho em propor um modelo moderno e prático para desenvolver as ações. "Todos nós temos boa vontade para manter o estado de Mato Grosso do Sul em desenvolvimento. As dificuldades são muitas, por isso, temos que alinhar os pontos em comum aos segmentos para facilitar as negociações", declarou. 
 
Já o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, que conduziu a reunião, detalhou o decreto que trata da prorrogação dos benefícios e incentivos fiscais até 2028. "É importante sabermos como está e como ficaram os critérios dos incentivos para cada setor no que diz respeito à prorrogação e ao plano de sustentabilidade", disse.
 
Para o presidente do Sinpacems (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Estado de Mato Grosso do Sul), Francisco Valério, as discussões da tarde dessa quarta-feira foram fundamentais para a busca de soluções. "Isso tem mesmo de ser alinhado de forma individual das empresas. Só alinhando todos os setores poderemos crescer. O que a Federação está propondo é muito importante para conseguirmos unir os setores", destacou.
 
Já o presidente da Biosul, Roberto Cezar de Hollanda Cavalcanti Filho, destacou que o encontro das cadeias produtivas é de suma importância para os segmentos industriais. "É uma oportunidade de trazermos nossas demandas e gargalos para o desenvolvimento. Reunidos aqui é muito mais fácil para fazermos um trabalho em conjunto e buscarmos soluções", disse. (Com Informações do Núcleo do Comunicação do Sistema Fiems)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias