Rádios On-line

Cientistas descobrem ?cura? para cabelos brancos

O tratamento foi desenvolvido depois de descoberta a causa do aparecimento dos cabelos brancos

17 MAI 2013 - 12h:07Por Redação

Um grupo de cientistas anunciou ter descoberto uma forma de "curar" cabelos grisalhos ou brancos com a ajuda de um medicamento. Os investigadores chegaram ao tratamento depois de descobrirem, em 2009, a causa do aparecimento dos cabelos brancos, um processo de envelhecimento conhecido como "estresse oxidativo".

À medida que o ser humano envelhece, o cabelo acumula peróxido de hidrogénio, que em solução aquosa é conhecido comercialmente como água oxigenada, um descolorante que tira a cor natural do cabelo.

O tratamento descoberto pelos pesquisadores da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha, e da Universidade de Greifswald, na Alemanha, consegue remover esse peróxido de hidrogénio, indica a BBC.

A equipe de cientistas testou o tratamento num grupo de pacientes com vitiligo, uma doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. Os investigadores descobriram que a droga, chamada de pseudocatalase modificada, é capaz de repigmentar a pele e os cílios de pacientes com vitiligo.

De acordo com Gerald Weissmann, editor da revista Faseb, onde o estudo foi publicado, durante gerações, foram produzidos vários remédios para tentar esconder os cabelos grisalhos, mas, agora, pela primeira vez, um tratamento real foi desenvolvido para atacar a raiz do problema.

Segundo Weissmann, a descoberta é interessante não somente pela possibilidade de reverter o processo de branqueamento dos cabelos, mas também pelo efeito nos pacientes com vitiligo.

"O desenvolvimento do tratamento efetivo para essa condição tem o potencial de melhorar radicalmente as vidas de muitas pessoas", conclui.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13