RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

CNH passa a ter código QR Code para evitar fraudes

Ao todo, já foram emitidas mais de 300 mil CNHs, em todo o país, com o novo modelo, desde o dia 1º de maio. No estado de Mato Grosso do Sul, foram emitidas 4.435 carteiras

Por Jonas Turolla
09/05/2017 • 15h33
Compartilhar

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou, nesta terça-feira (9), o funcionamento da tecnologia de QR Code na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo do código bidimensional é evitar fraudes e falsificações do documento. Ao todo, já foram emitidas mais de 300 mil CNHs, em todo o país, com o novo modelo, desde o dia 1º de maio. No estado de Mato Grosso do Sul, foram emitidas 4.435 carteiras.

Segundo o Denatran, a tecnologia permitirá que os dados dos motoristas brasileiros sejam acessados pela leitura do QR Code, que dará acesso ao banco de dados da entidade, onde estará uma versão digital da CNH, com dados biográficos e foto do titular do documento. Diretor do Denatran, Elmer Vicenzi ressaltou que a segurança não fica somente no campo da documentação de trânsito.

“Antes, a verificação se dava apenas dos dados biográficos presentes na CNH, podendo a foto não ser a do titular de fato do documento, configurando fraude. Essa implementação vai permitir a toda sociedade conferir a foto. Qualquer setor da sociedade poderá ter acesso, seja numa relação civil, seja numa relação empresarial, como bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos, por exemplo", frisou.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo de leitura

O aplicativo responsável por realizar a leitura do código é o "Lince", já disponível para sistemas Android e iOS. Segundo a presidente do Serpro, empresa de tecnologia do governo, o QR Code da CNH é diferente dos comumente utilizados. “O que nós desenvolvemos foi uma combinação do QR Code existente hoje, que divulga apenas dados textuais, mais a fotografia, através de um software chamado H264, todo em software livre”, explicou Glória Guimarães.

A previsão é que, em cinco anos, todas as habilitações do país contenham a tecnologia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias