RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Comissão discute crueldade no abate de animais

Debate discute a falta de higiene, de fiscalização e o emprego de técnicas cruéis no manejo de animais de produção

Por Redação
09/04/2013 • 13h09
Compartilhar

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discute hoje, às 14 horas, a crueldade a que os animais de produção são expostos em abatedouros municipais e estaduais legalizados do País. A audiência foi proposta pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que é coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e autor do Projeto de Lei 215/2007 que institui o Código Federal de Proteção Animal.


De acordo com Tripoli, reportagem veiculada pelo programa Fantástico em 10/03/2013, da TV Globo abordou “de maneira realista a crueldade a que os animais de produção são expostos em abatedouros do País”. Segundo ele, o trabalho dos jornalistas mostra a falta de fiscalização e de higiene dos abatedouros.

“São animais mortos com marretas e até com uma espingarda. Restos de carnes espalhados entre cachorros e porcos. Funcionários fumando, sem camisas e cortando o gado com um machado. É inadmissível que os abatedouros funcionem de maneira tão precária”, afirmou o parlamentar.

Foram convidados:

- representante do Ministério do Meio Ambiente; 
- o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enio Antonio Marques Pereira; 
- representante do Ministério da Saúde; 
- gerente de Animais de Produção da ONG WSPA Brasil (Sociedade Mundial de Proteção Animal), Charli Ludtke; 
- diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi;
- o consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Mário Augusto Ribas do Nascimento;

A audiência será realizada no Plenário 8.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias