RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Comissão sobre fundo para Centro-Oeste poderá votar relatório

Texto também autoriza empréstimos da União para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil

Por Redação
19/12/2012 • 11h29
Compartilhar

 A Comissão Mista sobre a MP 581/12, que cria o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) e autoriza empréstimo para bancos oficiais pode votar o parecer do relator hoje às 9h30. O parecer é de autoria do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e da ex-deputada Marina Santanna (PT-GO). A reunião da comissão será realizada no Plenário 7 da Ala Alexandre Costa, no Senado.

Pela medida provisória, o fundo teria as mesmas características dos já existentes para o Nordeste (FDNE) e a Amazônia (FDA). O texto também autoriza empréstimos da União para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil nos montantes de até R$ 13 bilhões e R$ 8,1 bilhões, respectivamente.

O FDCO está previsto na Lei Complementar 129/09, que criou a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), mas ainda não havia sido implementado. De acordo com a MP, o FDCO terá como agentes operadores instituições financeiras oficiais federais, que vão apoiar projetos de investimento na Região Centro-Oeste.

O presidente da comissão, deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), já declarou que espera que o foco do fundo seja investimentos em obras de infraestrutura, a fim de fomentar o turismo, o agronegócio e a inclusão social na região.

Novas regras
A MP também altera regras dos fundos constitucionais de financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO), para que o Conselho Monetário Nacional possa fazer ajustes nos encargos financeiros e bônus de adimplência (quem paga em dia) dos financiamentos desses fundos.

O governo tentou fazer a alteração por decreto, mas foi aconselhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Procuradoria da Fazenda a mudar a legislação.

Tramitação
Depois de aprovado o relatório final, a MP que regulamenta o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste segue para votação, separadamente, na Câmara e no Senado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias