RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Como fazer um jardim belo e barato

Para deixar a residência atraente, nada melhor do que cultivar um belo jardim, que traz a beleza e equilíbrio

Por Redação
16/10/2012 • 16h08
Compartilhar

Para deixar a residência linda e atraente, nada melhor do que cultivar um belo jardim, que traz a beleza e o equilíbrio da natureza ao ambiente. A rotina nas cidades é estressante e cansativa, um bom jardim acaba sendo um reduto no qual a pessoa pode descansar, ler um livro, meditar e renovar as energias para encarar o dia a dia.

O primeiro fator a se levar em conta na hora de fazer um jardim é saber se no local há boa exposição ao sol, ou se ficará mais à sombra, pois a escolha das plantas depende disso. Em segundo lugar, é preciso verificar o estilo do jardim, se será formado com canteiros ou vasos. No caso dos vasos, é necessário escolher bem qual tipo irá utilizar, pois desta escolha também depende o tipo de planta.

A terra é um importante fator a ser analisado na concepção do jardim, bem como a forma que será fertilizada. Terra escura é mais fértil, sendo a mais indicada. Esterco curtido e fertilizantes orgânicos são mais indicados para potencializar a fertilidade. “Torta de mamona” é entre os fertilizantes orgânicos um dos mais baratos e utilizados. A adubação deve ser realizada pelo menos duas vezes por ano.

Para quem não possui experiência em fazer jardins, é recomendado utilizar num primeiro momento mudas de plantas comuns, que são baratas e não absorvem muita energia da terra, bem como obter mudas com amigos mais experientes, que lhe passarão valiosas dicas de como manter seu jardim sempre belo.

Colocando a mão na terra

Antes de colocar a mão na terra, é necessário comprar algumas ferramentas, como pazinha, tesourinha e regador, úteis para mexer com a terra e na poda dos galhinhos. Com um pouco mais de investimento, comprar um kit de jardinagem é a melhor opção.

Depois que tudo for providenciado é hora do plantio. Após fazer pequenos buracos na terra coloque a muda, cobrindo-a sem deixar a raiz de fora, regando posteriormente e tomando cuidado para não encharcar. Manter a terra úmida sem excesso é o segredo. Regue logo pela manhã e no final da tarde, evitando horários em que o sol esteja mais forte, pois a água evapora com maior facilidade. Depois é aguardar e deixar o jardim fazer sua mágica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias