RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Composto retirado do extrato de casca de pinheiro reduz risco de catarata

Pesquisa revela que tratamento com a pílula Pycnogenol reduz opacidade parcial ou total do cristalino

Por Redação
26/04/2013 • 09h35
Compartilhar

Pesquisadores da Western University, no Canadá, demonstraram que um composto extraído da casca do pinheiro pode reduzir o risco de catarata.

A pesquisa descobriu que o tratamento com a pílula Pycnogenol, reduz opacidade parcial ou total do cristalino, quando entregue através do método correto.

Os resultados foram publicados na Current Eye Research, Informa Healthcare.

John R. Trevithick e seus colegas notaram que o tratamento de catarata com Pycnogenol mostra resultados positivos em lentes oculares e nenhum impacto negativo de curto prazo.

Existe ainda a possibilidade de que, a longo prazo, Pycnogenol poderia levar à formação de elevadas concentrações de peróxido, em ambientes com elevadas concentrações de oxigénio ou de luz, que podem potencialmente ativar os antioxidantes e danificar a lente do cristalino.

Segundo os pesquisadores, uma medida que pode conter esse efeito adverso pode ser suplementar os pacientes com beta-caroteno, vitamina C e E.

De acordo com Trevithick, combinações de Pycnogenol com beta-caroteno e vitamina C já têm mostrado resultados promissores para a redução da catarata causada por radiação espacial nas simulações de missão a Marte.

"Pycnogenol tem sido comercializado como um antioxidante por um longo tempo, mas esta é sem dúvida uma excelente oportunidade para seus efeitos curativos se pudermos confirmar este trabalho", afirma Trevithick.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias