RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 23 de abril

Concessionária poderá ter que notificar pessoalmente dono de carro em recall

Muitos proprietários de carros não ficam sabendo da existência do recall, informada apenas pela mídia

Por Redação
11/03/2013 • 17h55
Compartilhar

A Câmara analisa projeto que obriga a concessionária de carros que fez a venda a notificar pessoalmente o proprietário do veículo objeto de recall, por meio de carta com aviso de recebimento ou outras formas de comunicação válidas.

De acordo com a proposta (PL 4883/12), proveniente do Senado Federal, a concessionária deverá ofertar gratuitamente o reparo do problema constatado pelo recall e não poderá fixar prazo para que o dono do carro o leve para o estabelecimento para que seja feito o conserto.

Autor do projeto, o senador Humberto Costa (PT-PE) argumenta que muitos proprietários de automóveis não são informados da existência do recall, já que a montadora se limita a divulgar o chamado na mídia. Ainda segundo o senador, o estabelecimento de prazo para que o consumidor encaminhe o veículo à concessionária para o conserto é medida abusiva, já que a solução do problema diz respeito à segurança do passageiro.

O texto diz ainda que a concessionária também deverá expedir notificação aos órgãos estaduais de trânsito para fins de registro e comunicação ao novo comprador, em caso de transferência de propriedade do veículo automotor. Além disso, a concessionária notificará os órgãos estaduais de trânsito sobre o atendimento do recall, para que seja dada baixa no registro do veículo.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Defesa do Consumidor, e Constituição e Justiça e de Cidadania. A matéria tramita em regime de prioridade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias