RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Confira as notícias que você precisa ficar sabendo nesta quarta-feira

Um resumo de notícias do dia para você ficar bem informado

Por Redação
20/04/2016 • 09h05
Compartilhar

POLÍTICA

- Uma decisão que pode ser tomada hoje pelo Supremo Tribunal Federal deve ter impacto direto e decisivo nas negociações sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado. Os ministros vão discutir se liberam ou não o ex-presidente Lula para assumir a Casa Civil. A posse de Lula, que foi nomeado em março, está suspensa por liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes.

- A OAB do Rio de Janeiro anunciou ontem que  irá ao Conselho de Ética da Câmara e ao Supremo Tribunal Federal pedir a cassação do mandato do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). No último domingo, ao discursar na votação do impeachment, Bolsonaro homenageou Carlos Brilhante Ustra, considerado um dos torturadores da ditadura militar brasileira.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- A Câmara dos Deputados blindou mais um pouco o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao determinou que o Conselho de Ética deve limitar a investigação do peemedebista por quebra de decoro parlamentar. A decisão limita a investigação de que Cunha mentiu à CPI da Petrobras, em 2015, quando declarou que não possuía contas não declaradas no exterior.

- O vice-presidente da República, Michel Temer, disse ontem, em São Paulo, que vai permanecer em silêncio até a decisão do Senado sobre o impeachment de Dilma Rousseff.  O peemedebista também declarou que "seria inadequado" dizer qualquer coisa antes disso. Políticos próximos a Temer disseram, porém, que o vice já articula a formação de um governo, com ministros e principais secretários escolhidos entre os partidos que apoiam o impeachment.

- O ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró - um dos delatores da Operação Lava-Jato - pediu desculpas ao juiz federal Sérgio Moro por ter mentido em depoimentos anteriores ao falar de empresas de sua família, abertas no exterior, e de possuir contas em bancos da Europa. Cerveró é um dos condenados pelo escândalo do petrolão.

- O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e hoje advogado, Joaquim Barbosa, utilizou seu perfil no Twitter, nesta segunda-feira, 18, para desabafar sobre seu descontentamento com o teor dos votos dos deputados no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, domingo passado. Disse que sentiu-se envergonhado de assistir declarações dos deputados. O ex-ministro não se manifestou a favor nem contra o impeachment de Dilma.

- O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, foi levado na manhã desta segunda-feira, 18, para um hospital, em Curitiba. Ele foi submetido a dois exames e a um tratamento para cura de cefaleia. A saída da prisão foi autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro. Médicos disseram que Dirceu apresenta quadro de cefaleia há mais de 20 dias, com hipertensão arterial e distúrbio de ansiedade.

ECONOMIA

- Entre 2004 e 2014, Mato Grosso do Sul conseguiu ampliar em 124,4% a pauta de exportações, de 242 para 543 produtos vendidos ao exterior. O número foi revelado nesta terça-feira (19) durante a apresentação da Análise da Evolução do Comércio Exterior do Brasil Central, em Cuiabá (MT) pelo Conselho de Administração do Fórum de Governadores Brasil Central.

- Por causa da alta da inflação e dos preços dos alimentos, os brasileiros têm modificado seus hábitos de consumo. Uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo mostra que 64% dos consumidores passaram a economizar no uso dos produtos. Outros 54% optaram por substituir marcas e 44 por cento, por comprar em menor quantidade. O estudo indica que 58% das pessoas, em todo o País, tiveram o orçamento bastante afetado pela alta nos preços.

- Se prevalecer decisão tomada pelo ministro Édson Fachin, do Supremo Tribunal federal, sobre a correção de dívidas dos Estados com o governo federal, Mato Grosso do Sul vai economizar R$ 100 milhões por mês. A decisão – que será agora apreciada pelo plenário do Supremo -  permite ao Estado deixar de pagar os juros da dívida com a União com a taxa que vinha sendo aplicada – juros sobre juros. Outros três Estados também obtiveram o benefício e mais sete pedem o fim da cobrança duplicada de juros, que vale desde 1990.

GERAL

- As agências bancárias de todo o País ficarão fechadas nesta quinta, feriado de Tiradentes. Porém, a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, informa que não haverá emenda. Ou seja, na sexta, as agências trabalham normalmente. Quem tem contas vencendo no feriado poderá pagar na sexta sem juros ou acréscimos.

- O Procon de SP reafirma que é contra o corte do serviço de internet fixa ao término da franquia. Em nota, o órgão disse que a medida representa uma alteração unilateral dos contratos. E que várias empresas foram notificadas. O Procon paulista entende que o serviço de internet banda larga se tornou essencial. Por isso, a interrupção dele ou mesmo a redução da velocidade de conexão seria lesiva aos consumidores.

- A Polícia Civil de Porto Murtinho encontrou, nesta segunda-feira, cerca de 400 quilos de pasta base de cocaína, munições de fuzil do calibre 5.56, 48 carregadores, dois celulares, um carro e uma luneta com mira laser próximo a um avião boliviano que pousou em uma fazenda. Um suspeito que faria a guarda da carga foi preso em flagrante. Não se sabe quem seriam dono do avião. O material apreendido foi levado a um local não revelado sob forte esquema de segurança.

- Os ex-agentes penitenciários federais Humberto Campos e Gustavo Jaeger foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público Federal por corrupção passiva, suspeitos de receberem propina, entre 2009 e 2013, de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Alexander de Jesus Carlos, conhecido como Choque. Uma investigação apontou a existência de um plano de fuga dos detentos quando cumpriram pena na Penitenciária Federal de Campo Grande. Ao Ministério Público os agentes negaram os crimes.

SAÚDE

- Subiu o número de mortes provocadas por H1N1 no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam um aumento de aproximadamente 50% dos casos em uma semana. Os registros de pacientes com a doença passou de 686 para 1.012, sendo um caso importado da França. Cerca de 153 pessoas morreram complicações provocadas por esse subtipo de vírus influenza.

- Contágio sexual por zika vírus leva a nova orientação para grávidas. O número de países com registros de transmissão do vírus zika mais que dobrou em um mês. Por conta do aumento, a Organização Mundial da Saúde lançou uma orientação às grávidas para que usem camisinha nas relações sexuais. Segundo as autoridades de saúde, até o dia 14 de abril, sete países: Estados Unidos, França, Itália, Nova Zelândia, Chile, Argentina e Peru, tinham registros da transmissão sexual do zika. Em março, eram três.

ESPORTES

- O Corinthians entra em campo às 9 e 45 da noite, em Itaquera, de olho na liderança do Grupo 8 da Libertadores. O adversário do Timão será o fraco Cobresal. E, ainda assim, a equipe, que neste momento ocupa o primeiro lugar com 10 pontos, pode garantir o topo da tabela até com uma derrota, desde que o Cerro Porteño, que tem sete, e o Santa Fé, que tem oito pontos, fiquem no empate.

- O Grêmio bateu por 1 a 0 o Toluca  do México e fechou sua participação, classificado, no Grupo 6 da Copa Libertadores da América. O duelo foi disputado nesta noite de terça-feira (19), na Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

- A Federação Paulista de Futebol definiu datas e horários das semifinais do Paulistão. Com maior pontuação no campeonato, Corinthians e Santos, como manda o regulamento, têm a vantagem de decidir o confronto único em casa e com o apoio de suas torcidas.

A disputa por uma das duas vagas na decisão começa no sábado, às seis e meia da tarde, com Corinthians e Audax, na Arena Corinthians. O time comandado pelo técnico Tite, com a melhor campanha da competição até aqui, enfrenta um adversário embalado, que vem de uma vitória por 4 a 1 diante do São Paulo na fase anterior.

Já no domingo, às quatro horas da tarde, o Santos recebe o Palmeiras, na Vila Belmiro, com torcida única. A expectativa é que o clássico seja marcado por muita rivalidade, já que os clubes protagonizaram as finais do Paulistão e da Copa do Brasil na temporada passada, com uma taça pra cada lado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias