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Conversas com call centers podem ser gravadas no MS

Foi criado o site Reclame Aqui, o Atenda Brasil

3 DEZ 2008 - 09h:03Por Redação

Com a nova regulamentação dos Serviços de Atendimento ao Consumidor, vigorada nesta segunda-feira (1º), também conhecida como lei dos call centers foi criado o site Reclame Aqui, o Atenda Brasil permitirá ao consumidor a posse de um histórico de áudio recebidos pelos SACs das empresas e assim comprovar se alguma não respeita a nova regulamentação.

Entre outras determinações, empresas de abastecimento de água, acesso à internet, TV a cabo, telecomunicações, bancos, cartões de crédito, construção civil, energia elétrica e planos de saúde deverão seguir várias regras que beneficiarão a relação com o consumidor, como atendimento em até um minuto, opção de contato direto logo no primeiro menu, pedido de cancelamento sem várias transferências, funcionamento 24 horas, entre outros.

Na teoria, tudo leva a crer que os serviços de atendimento nesses setores vão melhorar e o não-cumprimento pode gerar multas milionárias. Neste caso, resta ao consumidor fiscalizar e fazer valer seu direito.

Para auxiliar nesta tarefa é que o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), a maior comunidade de consumidores do Brasil, acaba de lançar o Atenda Brasil, um serviço que permite a qualquer pessoa gravar a conversa telefônica com o SAC da empresa e ter o arquivo de áudio gravado na Internet para ser consultado quando quiser ou até disponibilizá-lo para outros consumidores.
FUNCIONAMENTO

O serviço funciona da seguinte maneira: Primeiramente o consumidor deve fazer um cadastro gratuito no Reclame Aqui, que pode ser acessado no endereço (www.reclameaqui.com.br). Quem já for cadastrado não precisa repetir o processo. Depois disso, o consumidor terá uma área privada, protegida por login e senha, que permitirá gravar as conversas ao telefone.

O próximo passo é acessar o endereço www.reclameaqui.com.br/atendabrasil. É neste site que o visitante encontra uma lista com várias empresas e o código de cada uma delas. Por enquanto, são 25 empresas dos setores de telefonia, TV por assinatura, cartões de crédito, transporte aéreo, bancos e eletro-eletrônicos. No entanto, a lista aumentará rapidamente à medida que novos telefones forem cadastrados.

Em seguida, basta ligar de qualquer telefone (fixo ou celular) para o número de telefone relativo a cada região do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o número é 8401-0065. Ele também é válido para os estados do Acre, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O consumidor só paga o valor de uma ligação celular local, que varia de acordo com o plano e operadora. Para quem mora na Grande São Paulo, o número é 11 4063 6299. Em breve, serão abertas novas linhas para atender consumidores de outros estados do Brasil.

Atualmente, o site Reclame Aqui tem mais de 1 milhão pessoas cadastradas e tem mais de 2,5 milhões de acessos únicos ao mês.

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