RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Corpo de Bombeiros alerta sobre os perigos do cerol

Por Divulgação
15/08/2012 • 09h15
Compartilhar

 Uma das brincadeiras ao ar livre preferidas das crianças é empinar pipa ou papagaio, especialmente nos meses de julho e agosto, época de férias e muito vento. Entretanto, tal brincadeira transforma-se em perigo quando entra em cena o cerol, uma mistura de cola e vidro passados na linha da pipa.

Utilizado pela maioria dos garotos para cortar a linha de outras pipas, consideradas “adversárias”, o cerol pode ferir motociclistas, ciclistas e até pedestres que passam pelo local. O seu uso é proibido pela Lei nº 7.189/86, e os responsáveis pelos menores envolvidos em acidentes deverão responder por qualquer dano causado.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) dá as seguintes dicas de segurança: não soltar pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos; evitar brincadeiras perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos;  procurar locais abertos como praças e parques; tentar soltar pipa sem rabiola, como as arraias, pois na maioria dos casos a pipa prende no fio por causa da rabiola.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os bombeiros alertaram ainda para não empinar pipa em cima de lajes e telhados; jamais utilizar linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol; não fazer pipas com papel laminado, pois o risco de choque elétrico é grande; ter atenção especial com as motociclistas e ciclistas, já que a linha pode provocar acidentes, e ficar atento para que a linha não entre na frente deles.

Se a pipa enroscar em fios, não tentar tirá-la. É melhor fazer outra e nunca usar canos, vergalhões ou bambus, orienta o Corpo de Bombeiros. Além disso, é preciso ter cuidado com o trânsito ao correr atrás das pipas. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias