RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Cuidados com a invasão de hackers nos computadores

Maior tempo conectado aumenta o perigo de invasão

Por Redação
19/12/2012 • 13h16
Compartilhar

Apesar de todo o avanço com a segurança dos computadores, nunca estivemos tão expostos ao perigo de ataque de hackers pela internet. Diferentemente dos primórdios da rede mundial de computadores, atualmente, os aparelhos ficam permanentemente conectados à internet, onde, com a exposição maior, a vulnerabilidade aumenta diante de programas de hackers, cada vez mais sofisticados, que avançaram tanto quanto os programas de segurança.

As recentes invasões a computadores de personalidades, como no caso da atriz Carolina Dieckman, que teve fotos íntimas espalhadas na internet, fez com que leis fossem criadas para punir com maior rigor os autores de crimes cibernéticos. 

Uma prática altamente recomendada é manter senhas diferentes e complexas para sites e serviços. Com o aumento da quantidade de senhas requeridas pelos mais diversos sites, as pessoas acabam optando por senhas simples e de fácil memorização, em diversos serviços. Aí ocorre o maior erro que o internauta pode cometer, pois, de posse de uma senha, ele acaba tendo acesso à maior parte de serviços assinados pelo internauta. A melhor opção é criar senhas complexas e mantê-las registradas em um bloco ou caderno, mantido em local no qual apenas o usuário tenha acesso. Desse modo, será garantida a complexidade dos dados, que ficarão livres da possibilidade de cópia de algum arquivo do computador.

Tenha um HD externo
Um HD externo ajuda a manter os seus arquivos longe de ataques cibernéticos. O aparelho de armazenamento ficará, dessa forma, protegido na maior parte do tempo. Conecte-o ao computador apenas quando for acessar os arquivos, desconectando-o quando deixar de usar. Tal procedimento é útil pelo fato de existirem programas nos quais basta o computador estar conectado no fio da internet para que hackers consigam ligá-lo, extraindo de lá arquivos importantes e privados, que podem transformar do dia para a noite a vida da pessoa em um verdadeiro inferno.

Manter arquivos que requerem maior segurança em pen drives também é recomendado, pois, independentemente do uso que fizer do HD, o usuário não deixará que os arquivos privados fiquem expostos enquanto trabalha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias