RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Eletrobras prorroga até dezembro prazo para operação de distribuidoras

Leilão das outras distribuidoras está marcado para o dia 30 de agosto

Por Redação
31/07/2018 • 11h00
Compartilhar

Acionistas da Eletrobras aprovaram nesta segunda-feira (30), em assembleia extraordinária, a prorrogação da data para a empresa seguir como responsável pela operação de suas distribuidoras de energia dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Rondônia e Roraima para 31 de dezembro de 2018.

O prazo para o vencimento da autorização que permitia a operação dessas subsidiárias pela Eletrobras em caráter temporário vence nesta terça-feira (31). Com a decisão da assembleia, o governo entende que a hipótese de liquidação das distribuidoras – uma das possibilidades em debate na estatal – esta afastada.

A prorrogação vale também para a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) que foi leiloada na última quinta-feira (26). Nesse caso, a prorrogação vale até que a Equatorial Energia, vencedora do certame, assuma a empresa nos próximos 90 dias.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida visa dar tempo ao governo para finalizar o processo de privatização das subsidiárias. Aprovada no início de julho, a medida provisória que autoriza a privatização aguarda apreciação do Senado.

O leilão das outras distribuidoras está marcado para o dia 30 de agosto. São elas a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Boa Vista Energia, distribuidora de energia em Roraima e Amazonas Distribuidora de Energia (Amazonas Energia).

Outra distribuidora, a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) teve o leilão suspenso devido a uma decisão judicial. O governo espera conseguir derrubar a decisão até a data de realização do leilão.

Na semana passada, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Félix, disse que o governo trabalha com a perspectiva de encerrar o processo até o final de agosto, a fim de evitar uma eventual liquidação das distribuidoras.

“A gente trabalha com alguns cenários assim, desesperadores. É claro que a gente tem que pensar, considerar, mas a gente está trabalhando com um cenário de pacificação, de resolver da melhor forma possível”, disse Felix. "A gente tem expectativa de que o Senado aprecie isto ao longo do mês de agosto para poder ter um leilão bem sucedido”, acrescentou. (Informações da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias