RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Estatuto da Juventude pode ser votado pela CAS ainda em março

Estatuto deve estabelecer diretrizes para políticas específicas destinadas aos jovens

Por Redação
12/03/2013 • 16h49
Compartilhar

O projeto do Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) poderá ser votado ainda este mês pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). De acordo com cronograma acertado na audiência realizada na manhã desta terça-feira (12), a proposta entraria na pauta do dia 27, uma semana após uma reunião de trabalho com o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), que serviria para buscar convergência em torno de aspectos ainda não consensuais.

Durante os debates desta manhã, ficou evidenciado um ponto básico de discordância:  a faixa de idade que deve caracterizar o grupo populacional de jovens. Pelo projeto, que já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), essa faixa seria de 15 a 29 anos.

A assessora da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Izabel da Silva, apontou, porém, inconveniências na possível superposição parcial dessa faixa etária com aquela definida legalmente como a dos adolescentes, que vai de 12 a 18 anos. Além de problemas relacionados à atuação institucional dos respectivos órgãos e rede ligadas ao tema, ela alertou para o risco de que a inclusão de jovens de 15 a 18 anos no novo estatuto possa inclusive oferecer argumentos para os defensores da redução da maioridade penal, que hoje começa aos 18 anos. Diversos projetos em tramitação no Congresso buscam reduzir o início da maioridade para 16 anos.

O estatuto deve estabelecer diretrizes para políticas específicas destinadas aos jovens, além de regras para acesso a espetáculos culturais, expedição da carteira de identificação estudantil, concessão de meia entrada e reserva de assentos no transporte interestadual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias