Rádios On-line
8651
Prefeitura Animais Peçonhentos
SÃO PAULO

Estudantes encerram ocupação na Câmara dos Vereadores

Decisão de sair foi tomada porque parte da pauta de reivindicação do movimento foi alcançada

11 AGO 2017 - 16h:30Por Estudantes ocuparam Câmara de São Paulo contra cortes no dia 9

Estudantes secundaristas, universitários e membros de movimentos estudantis deixaram no início da tarde de hoje (11) o prédio da Câmara dos Vereadores da capital paulista, que estavaocupado por eles desde quarta-feira (9). De acordo com os manifestantes, a decisão de sair foi tomada porque parte da pauta de reivindicação do movimento foi alcançada.

“Conquistamos uma audiência pública, o compromisso de passar o PDL [Projeto de Decreto Legislativo] do Plebiscito pelo Colégio de Líderes desta casa, com fala do movimento social e o compromisso de não criminalizar a ocupação. Saímos hoje, no Dia do Estudante, quando lembramos a vida e a luta de Edson Luiz [estudante secundarista assassinado pela polícia na Ditadura Militar]”, disseram os estudantes ao sair, em forma de jogral.

Os manifestantes ocuparam o plenário da Câmara, entre outras razões, para protestar contra o Projeto de Lei (PL) 367 de 2017, que faz parte do Plano Municipal de Desestatização (PMD) e prevê a concessão de equipamentos e serviços municipais à iniciativa privada. Eles pediam a aprovação de um PDL para a realização de um plebiscito sobre o plano de privatizações.

Além do plebiscito, os manifestantes pediam que fossem realizadas audiências públicas nas 32 prefeituras regionais para discutir o PMD. Eles reivindicavam ainda a revogação do decreto que reduziu as horas de gratuidade para os estudantes que utilizam o passe livre estudantil nos ônibus da cidade.

“Temos a certeza de que aqui não temos espaço para avançarmos em nenhuma negociação e de que a nossa luta continua nas ruas e no diálogo com toda sociedade paulistana, já que este governo não o faz”, disseram os estudantes.

Ontem, a Justiça de São Paulo deu prazo de cinco dias para que os manifestantes deixasse o prédio da Câmara dos Vereadores. Após esse períoso, a Polícia Militar estaria autorizada a fazer a reintegração de posse.

 

(Agência Brasil)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864