RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

Estudantes podem se inscrever no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Os projetos de lei apresentados pelos participantes são discutidos e votados

Por Redação
18/04/2013 • 12h55
Compartilhar
Estudantes do ensino médio, que tenham entre 16 e 22 anos, podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro até o dia 14 de junho. O programa é uma oportunidade para que os jovens possam conhecer e vivenciar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal. A edição de dez anos do Parlamento Jovem será realizada entre 22 e 27 de setembro, e vai reunir 78 participantes representando todos os Estados.
 
Para se inscrever, o estudante precisa elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional e não somente para o Estado ou município de origem. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do Ensino Médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, na modalidade integrada ao Ensino Médio.
 
Processo democrático
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens. Os projetos de lei apresentados pelos participantes são discutidos e votados, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.
 
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Desde 2011, além dos estudantes do 3º ano, os do 2º ano também podem participar, assim como os alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio. Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fan page do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro .
 
A inscrição completa deverá conter a ficha preenchida e com o termo de autorização dos pais/responsáveis assinado, caso o estudante seja menor de idade; o projeto de lei de autoria do estudante; a cópia de um documento oficial de identificação e a declaração ou comprovante de matrícula no ensino médio/técnico. A documentação deve ser entregue na secretaria da própria escola do aluno e será encaminhada à Secretaria Estadual de Educação. Todos os contatos estão na página oficial do Parlamento Jovem – documento Coordenadores Estaduais do Parlamento Jovem Brasileiro 2013:
 
A ficha de inscrição pode ser preenchida no link:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias