RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 27 de abril

Estudo indica avanço do uso do solo na região do Pantanal no Brasil

No relatório divulgado hoje, 21, que abrange período de 2008 a 2010, os ambientalistas apontam que, mesmo mantendo 86,2% de sua área natural conservada, o Pantanal não está livre de ameaças

Por Redação
21/11/2012 • 13h05
Compartilhar

A área de vegetação nativa do Pantanal na região da Bacia do Alto Paraguai caiu de 86,6% para 86,2% no período de 2008 a 2010, o que indica avanço do uso do solo para agricultura e pecuária, conforme levantamento divulgado nesta terça-feira (20), em Campo Grande.

No relatório "Monitoramento das alterações da cobertura vegetal e uso do solo na Bacia do Alto Paraguai (BAP)" também consta que a área preservada no planalto passou de 41,8% para 40,7%.

O monitoramento foi realizado pelas ONGs Conservação Internacional, Fundação Avina, Instituto SOS Pantanal, WWF-Brasil e pela Embrapa Pantanal. Também teve o apoio da SOS Mata Atlântica e da Ecoa-Ecologia e Ação, e execução técnica da Arc Plan.
 
O primeiro levantamento divulgado anteriormente refere-se ao período de 2002 a 2008.

No relatório divulgado hoje, que abrange período de 2008 a 2010, os ambientalistas apontam que, mesmo mantendo 86,2% de sua área natural conservada, o Pantanal não está livre de ameaças. A principal preocupação é a conversão do uso do solo para a agricultura e a pecuária, em especial no região de planalto da bacia, onde estão as nascentes dos rios que correm para a planície pantaneira.

As áreas de pastagens aumentaram tanto na planíce - de 11,1% para 11,3% - quanto no planalto, de 43,5% para 43,9%. A agricultura manteve índice estável na planíce (0,3%), mas aumentou de 9% para 10% no planalto.

O relatório foi entregue nesta terça-feira para a vice-governadora em Mato Grosso do Sul Simone Tebet (PMDB), que avaliou de forma positiva o índice de cobertura vegetal, que indicaria pequeno avanço da ação do homem. “Não teve avanço significativo, o estudo mostra que podemos ter esperança e que o Pantanal está sendo preservado”.

Simone disse que a preocupação é com área de cerrado, por conta das queimadas responsáveis por aumento da área degradada. Segundo a vice-governadora, o policiamento está sendo intensificado para evitar a queima ilegal.

O estudo
O monitoramento das alterações da cobertura vegetal e uso do solo no BAP foi feito em território brasileiro, que vai desde as cabeceiras até a confluência do rio Paraguai com o rio Apa, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Essa bacia hidrográfica possui uma área total de 620 mil km², sendo que 60% estão em território brasileiro.

O objetivo do estudo é acompanhar a mudança de uso e ocupação do solo, além das alterações na cobertura vegetal desta bacia hidrográfica, que abriga o Pantanal. Os dados poderam ajudar a entender melhor a reducação na dinâmica de alteração, com a análise de fatores socioeconômicos e também de melhoria de eficiência produtiva da agropecuária nas áreas já consolidadas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias