RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Ferraço elogia retomada de acordo para isenção de vistos entre Brasil e México

O acordo entre os países permite o ingresso de cidadãos de um país no território do outro sem a necessidade de visto por períodos de até 90 dias

Por Redação
21/03/2013 • 13h23
Compartilhar

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), considerou positiva a retomada do acordo entre Brasil e México para a isenção de vistos de curta duração para o ingresso de brasileiros e mexicanos nos dois países, conforme aviso do Ministério das Relações Exteriores, lido pelo senador no início da reunião desta quinta-feira (21).

O acordo entre os países permite o ingresso de cidadãos de um país no território do outro sem a necessidade de visto por períodos de até 90 dias, contados a partir da data de entrada. Esse prazo será renovável, desde que a permanência total não exceda a 180 dias no período de um ano.

A aplicação do acordo tinha sido suspensa em 2005. A medida será implementada em data ainda a ser divulgada.
– Acredito falar em nome das senhoras e dos senhores senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional ao saudar essa iniciativa que caminha na direção da liberalização dos regimes de circulação internacional de pessoas, que vem tarde. Décadas após a liberalização do comércio internacional de bens e, mais recentemente, de serviços financeiros – disse Ferraço.

O senador falou ainda sobre a possibilidade de um acordo entre Brasil e Estados Unidos, chamado Global Entry, para facilitar a entrada de viajantes frequentes.

– Não se trata, evidentemente, da almejada isenção de vistos. Uma vez concretizado o programa, será um passo importante para que nossos países ultrapassem uma fase de desconfiança e visões retrógradas, que em nada se coadunam com o excelente estado das relações bilaterais do nosso país com os Estados Unidos da América – afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias