RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Hemorio lança campanha para suprir demanda de sangue durante carnaval

Carla Boquimpani disse que no carnaval a demanda por sangue é maior em decorrência do aumento no número de tragédias e acidentes

Por Agência Brasil
19/01/2016 • 18h55
Compartilhar

O Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) informou hoje (19) que há uma queda histórica de pelo menos 50% de doações voluntárias durante o carnaval. Por isso, o Hemorio, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, lançou nesta terça-feira uma campanha para aumentar os estoques de sangue no período.

Segundo a diretora Técnica do Hemorio, Carla Boquimpani, no carnaval a demanda por sangue é maior em decorrência do aumento no número de tragédias e acidentes. Ela lembrou que, além do aumento da procura, há redução no volume de doações.

“Todo mundo sabe que não pode doar tendo ingerido álcool. Por isso, a maioria prefere não doar, o que diminui o estoque de sangue. É importante estimular as pessoas. Muitas doam quando algum ente querido precisa de sangue. No período de carnaval, precisamos incentivar o ato da solidariedade, lembrando que a pessoa deve doar mesmo sem saber para quem está doando.”

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a campanha, o instituto recebe o apoio de escolas de samba e de vários artistas, que “emprestam” a imagem para divulgar a importância da doação. Nesta décima terceira edição da campanha, a atriz Paloma Bernardi, rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, incentiva a população a adotar o ato de cidadania e solidariedade.

“Milhares de pessoas precisam diariamente de sangue de todos os tipos para sobreviver. Para ajudar, precisamos apenas doar, a cada três meses, uma hora do nosso tempo para resgatar a alegria de viver em todos eles”, afirmou a atriz.

Durante o lançamento da campanha, a produtora de eventos Lívia de Melo Fernandes estava no Hemorio para doar sangue. “Acho que fui convencida da doação voluntária depois que virei mãe e amadureci. Além de doar sangue, venho doar medula também. Não vim por causa da campanha, mas quando cheguei achei  ideia sensacional.”

Hemorio

O Hemorio tem capacidade para receber diariamente 500 doadores. A média, no entanto, é cerca de 300 por dia. A necessidade da doação é ainda mais urgente, uma vez que nas duas primeiras semanas de janeiro a média diária de coleta foi de 120 bolsas de sangue. O  hemocentro é responsável pelo abastecimento, com sangue e derivados, de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento com foto. Não é necessário estar em jejum. Apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, de 7h às 18h, na Rua Frei Caneca nº 8, no centro da capital fluminense. (Da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias