RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Hormônio do rejuvenescimento reverte insuficiência cardíaca em cobaias

Injeção de GDF11 em ratos velhos reduziu tamanho das células do miocárdio e restaurou espessura da parede do músculo do coração

Por Redação
10/05/2013 • 17h59
Compartilhar

Pesquisadores do Harvard Stem Cell Institute e do Brigham and Women´s Hospital, nos EUA, descobriram que o tratamento com um hormônio do rejuvenescimento pode reverter os sintomas de insuficiência cardíaca em camundongos.

Os resultados lançam luz sobre as causas de insuficiência cardíaca relacionada com a idade e pode oferecer uma estratégia muito necessária para o tratamento desta doença em seres humanos.

A insuficiência cardíaca é uma das condições mais debilitantes relacionadas com o envelhecimento e não existem terapias específicas para a forma mais comum da doença em doentes idosos.

Os resultados foram descritos na revista Cell.

A equipe, liderada por Amy Lee, demonstrou que um hormônio no sangue conhecido como fator de diferenciação de crescimento 11 (GDF11), que diminui com a idade, quando injetado em ratos velhos causou uma reversão dos sinais de envelhecimento do coração.

"Houve evidência de que fatores que circulam na corrente sanguínea em mamíferos podem rejuvenescer os tecidos, mas eles não foram identificados. Este estudo encontrou o primeiro fator desse tipo", afirma o autor sênior do estudo Richard Lee.

A insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do corpo, causando falta de ar e fadiga, e está se tornando cada vez mais prevalente em idosos. A forma mais comum de insuficiência cardíaca relacionada com a idade envolve espessamento do tecido do músculo do coração. Mas, até agora, as causas moleculares e estratégias de tratamento potenciais para essa condição foram indescritíveis.

Para identificar moléculas no sangue responsáveis pela insuficiência cardíaca relacionada à idade, Amy Lee e seus colegas usaram uma técnica experimental bem estabelecida: eles juntaram cirurgicamente pares de camundongos jovens e velhos assim seus sistemas circulatórios se fundiram em um. Após serem expostos ao sangue de ratos jovens, os ratos velhos experimentaram uma inversão do espessamento do tecido do músculo do coração. Os pesquisadores, então, examinaram o sangue para descobrir moléculas que mudam com a idade e notaram que os níveis do hormônio GDF11 foram menores nos ratos mais velhos comparados com ratos jovens.

Além disso, os ratos velhos tratados com injeções GDF11 experimentaram uma reversão dos sinais de envelhecimento cardíaco. As células do miocárdio tornaram-se menores, e a espessura da parede do músculo do coração assemelhava-se a de ratos jovens. "Se algumas doenças relacionadas à idade são devido à perda de um hormônio circulante, então é possível que restaurar os níveis desse hormônio possa ser benéfico. Nós estamos esperando que algum dia, a insuficiência cardíaca humana relacionada com a idade possa ser tratada dessa maneira", concluem os pesquisadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias