Rádios On-line
7916

Lei Maria da Penha completa seis anos

Delegada Letícia Mobis fala sobre avanços da lei e mostra que as mulheres vêm tendo mais coragem de denunciar

10 AGO 2012 - 11h:00Por Divulgação

 A Lei Maria da Penha completou seis anos no último dia 7 de agosto. Desde que foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela vem oferecendo proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A legislação tornou mais rigorosa a penalidade para homens que agridem as vítimas em uma relação afetiva.

Para a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Três Lagoas, Letícia Mobis, a lei possibilita que as mulheres sejam protegidas mesmo antes da decisão da Justiça. “O governo federal criou casas onde elas podem ficar enquanto correm riscos e vem oferecendo cada vez mais subsídios para que as vítimas possam ter a coragem de denunciar seus agressores”, explicou.

Segundo Letícia, as campanhas de divulgação do governo e da própria imprensa são responsáveis pelo aumento de Boletins de Ocorrência (BOs) registrados na unidade nos últimos anos. Atualmente, é registrada uma média de 100 casos por mês na DAM. “Elas sabem que a lei é eficaz e que seus agressores podem ser presos mesmo cometendo crimes em que as penas são baixas, como os de ameaça, por exemplo. Isso faz com que as vítimas confiem na lei e tenham coragem de denunciar”, destacou.

ENCONTRO

A delegada Letícia participou do encontro nacional em Brasília onde o tema “O Papel das Delegacias no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” foi discutido. O evento foi realizado entre os dias 7 e 8 deste mês. Foram discutidos temas relacionados ao atendimento às mulheres, formas de violência contra a mulher e a investigação policial, em especial nos casos de homicídios, violência sexual e tráfico de mulheres.

Segundo Letícia, foram traçados ainda novos objetivos para cada estado. Serão realizadas reuniões regionais em cada estado para que a aplicação da lei seja discutida. “Será uma forma de identificarmos se existem falhas que precisam ser sanadas”, explicou.  

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300