RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Maconha é consumida diariamente por 1,5 milhão de brasileiros

Por Redação
02/08/2012 • 14h35
Compartilhar

 Pesquisa divulgada ontem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), divulgada ontem, aponta que 1,5 milhão de brasileiros consomem maconha todos os dias. O 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) revela ainda que 7% da população adulta já experimentaram a droga em alguma fase da vida, o que equivale a 8 milhões de pessoas. Entre os adolescentes, 600 mil tiveram contato com a maconha.

Ainda, segunda pesquisa, dos 3,4 milhões de pessoas que usaram maconha no último ano, mais de um terço (37%) é dependente, o que representa 1,3 milhão. Entre os adolescentes, os índices de dependência alcançam 10% dos entrevistados.

Mesmo com o alto índice de consumo, o estudo mostrou que o Brasil não está entre os países com os maiores índices de consumo da droga. Enquanto a média brasileira é de 3%, o índice chega a 5% na Europa e 10% nos Estados Unidos. No entanto, conforme a pesquisa, as Nações Unidas acreditam que os dados oficiais na América Latina possam ser subestimados, "uma vez que o volume de maconha apreendido no Brasil está entre os maiores do mundo e o país não é grande fornecedor de nenhuma região."

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, foram entrevistadas 4.607 pessoas em 149 municípios, com idades a partir de 14 anos. A amostragem, de acordo com os coordenadores do estudo, é representativa. Diferente da primeira pesquisa, feita em 2006, os entrevistados no atual levantamento responderam a um questionário sigiloso sobre consumo de drogas.

À Agência Brasil, o coordenador da pesquisa, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, informou que um dado preocupante é a proporção entre usuários adultos e adolescentes. Em 2006, existia um adolescente para cada adulto que usa maconha. Em 2012, a proporção aumentou para 1,4 adolescente por adulto. Em 62% dos casos, os usuários experimentaram a droga pela primeira vez antes dos 18 anos.

Na mesma pesquisa, 89% dos entrevistados informaram ser contra a legalização da maconha e apenas 11% a favor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias