RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Ministério da Saúde inicia distribuição de novo medicamento para tratar câncer de mama

Transtuzumabe faz parte de uma série de 29 remédios que estarão disponíveis na rede pública ainda no primeiro semestre de 2013

Por Redação
14/02/2013 • 19h00
Compartilhar

O Ministério da Saúde começou distribuir esta semana para os estados, um dos medicamentos de uma série que estará disponível na rede pública de saúde ainda no primeiro semestre deste ano.

O primeiro medicamento distribuído foi o oncológico trastuzumabe, usado para tratar o câncer de mama. O medicamento faz parte dos 29 novos procedimentos e tecnologias aprovados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).

Essas novas tecnologias aprovadas incluem ainda as vacinas para hepatite A e tetra viral, os biológicos para artrite reumatóide e o antirretroviral maraviroque.

A Conitec é formada por seis órgãos de saúde, com especialistas que avaliam a eficácia desses procedimentos e medicamentos destinados aos usuários do SUS. Para aprovar uma nova tecnologia, a Comissão exige documentos e estudos que comprovem evidência clínica consolidada, eficácia, eficiência e custo-benefício dos produtos.

O processo conta ainda com a participação da sociedade por meio de consultas públicas. Tais exigências criam a cultura nas empresas de apresentarem propostas a partir de estudos científicos que justifiquem seus produtos.

Atualmente, outras 45 tecnologias estão em análise pela Conitec para possíveis incorporações mediante a elaboração ou a atualização de protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias