RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 26 de abril

Morre Enrique Oltuski, um dos líderes da Revolução Cubana

Ele foi um dos principais personagens do movimento que depôs o governo do então presidente do país

Por Redação
17/12/2012 • 08h13
Compartilhar

Enrique Oltuski, de 82 anos, um dos líderes da Revolução Cubana, morreu ontem (16) em Havana. Ele foi um dos principais personagens do Movimento 16 de Julho, que depôs o governo do então presidente do país, Fulgencio Batista, em 1959.

Amigo pessoal do  revolucionário argentino-cubano Ernesto Che Guevara, Oltuski apresentou a ele Aleida March com quem Che acabou se casando. O líder passou anos servindo ao governo de Cuba, primeiro como ministro das Comunicações e depois como vice-titular da pasta da Pesca.

A expressão Revolução Cubana refere-se à implantação em série de programas sociais e econômicos do novo governo, todos baseados nos princípios do comunismo. O movimento contou com o apoio da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Após a revolução, Cuba passou a ser submetida ao embargo comercial, econômico e financeiro dos Estados Unidos, aplicado a partir de 1960. O embargo, também chamado de bloqueio, impõe uma série de restrições ao país e à população, que sofre com o desabastecimento de produtos básicos e as limitações de acesso a várias mercadorias.

*Com informações da BBC Brasil.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias