RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

MS adere ao Programa Nacional de Segurança

Por Redação
18/12/2008 • 06h00
Compartilhar

Mato Grosso do Sul acaba de aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O governador André Puccinelli e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, assinaram o termo de adesão, na manhã de terça-feira (16), em Brasília. O Estdo ainda foi contemplado com 156 novos etilômetros (bafômetros), que serão utilizados na fiscalização da lei seca e manutenção da segurança do trânsito.
 
O Pronasci, que agora será aplicado também em Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de realizar políticas de segurança pública aliada a ações sociais, priorizando a prevenção às causas que provocam a violência. Para o seu desenvolvimento, o programa propõe a participação da comunidade, valoriza os profissionais da segurança pública e oferece condições para a reestruturação do sistema penitenciário e o combate à corrupção policial.
 
O programa também tem o objetivo de atender jovens de 18 a 24 anos que estão à beira da criminalidade, que estão ou já estiveram em conflito com a lei, além de presos ou egressos no sistema prisional e os reservistas do serviço militar, passíveis de serem atraídos ao crime organizado em função dos conhecimentos em manejo de arma de fogo.
 
Os investimentos que o Estado está recebendo são provenientes do Ministério da Justiça, que oferece recursos de R$ 139,5 milhões em equipamentos para a segurança pública para todos os Estados do País. Com estes investimentos foram adquiridos 10 mil etilômetros, 4 mil armas não-letais e 12 helicópteros. O repasse de todos os equipamentos foram assinados hoje em Brasília com a presença do ministro Tarso Genro. 

Alagoas, Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe já possuem ações do Pronasci em andamento.
 
NOVOS EQUIPAMENTOS


O Ministério da Justiça investirá R$ 139,5 milhões em equipamentos de segurança pública para serem distribuídos à Polícia Rodoviária Federal e às polícias estaduais de todo o país. Com esses recursos serão adquiridos 10 mil etilômetros (bafômetros); 4 mil armas não-letais  e 12 helicópteros.
 Os investimentos contemplam um dos principais eixos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci): o reaparelhamento das instituições de segurança pública do país. O objetivo é preparar as polícias para oferecerem à sociedade um atendimento mais rápido e eficaz, com foco na preservação da vida.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias