RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Novos mapas do IBGE auxiliam pesquisadores e gestores na área agrícola e ambiental

Todos os mapas produzidos pelo IBGE estão disponíveis na página do IBGE

Por Redação
12/03/2013 • 19h00
Compartilhar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou hoje (12) novos mapas dos estados do Rio Grande do Sul e do Amazonas, além do mapa de cobertura e uso do solo no Brasil. Mais detalhados que os anteriores, os documentos contém dados completos que possibilitam pesquisas e comparações.


O mapa do Rio Grande do Sul, feito em escala 1:250.000, com maior detalhamento do que o anterior de 1:1.000.000, classifica a cobertura e uso da terra em Áreas Antrópicas Não Agrícolas, Áreas Antrópicas Agrícolas, Áreas de Vegetação Natural, Água e Outras Áreas. As informações foram obtidas por meio de sensoriamento remoto, trabalho de campo, entrevistas, dados estatísticos e da literatura disponível.

A técnica da Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE Eloisa Domingues explica que o mapa está disponível no formato Shape [arquivo com dados geoespaciais, usado por sistemas de informações geográficas], que possibilita a inserção de novos dados para atender à necessidade do usuário.

“Nesse caso, a gente não está entregando uma imagem. São linhas, são polígonos, informações detalhadas que serão de maior interesse para um usuário técnico ou para um gestor. De acordo com Eloisa, o formato Shape tem uso técnico, em universidades, secretarias de Agricultura ou de Meio Ambiente.

Para fazer o mapa do Amazonas, também na escala 1:250.000 e formato Shape, foram usadas com 76 imagens do satélite Landsat–TM-5, feitas entre 2010 e 2012. O mapa anterior foi produzido na escala 1:1.800.000.

O mapa Mural de Uso da Terra do Brasil, em escala 1:5.000.000 e disponível nos formatos PDF [documentos com texto, gráficos e imagens em formato independente do programa no qual foram criados] e Shape, que tem como base as informações do Censo Agropecuário de 1996. Eloisa explica que ele foi refeito usando os padrões e as metodologias usados no mapa mural de 2006, com o objetivo de fornecer material para comparar o uso da terra entre os dois períodos.

Todos os mapas produzidos pelo IBGE estão disponíveis na página http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/default_prod.shtm#MAPAS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias