RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 19 de abril

Pesquisa associa consumo regular de alimentos fritos ao câncer de próstata

Homens que comeram batata, frango ou peixe fritos pelo menos uma vez na semana tiveram 30 a 37% maior risco da doença

Por Redação
30/01/2013 • 15h59
Compartilhar
Consumo regular de alimentos fritos tais como batatas fritas, frango frito e donuts está associado com um risco maior de câncer de próstata, e o efeito parece ser mais forte no que diz respeito a formas mais agressivas da doença, de acordo com pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA.

Estudos anteriores sugeriram que o consumo de alimentos preparados com métodos de cozedura a alta temperatura, tais como a carne grelhada, pode aumentar o risco de câncer de próstata, este é o primeiro trabalho a examinar a fritura.

A pesquisa foi descrita na revista The Prostate.

A líder da pesquisa Janet Stanford e seus colegas analisaram dados de uma base populacional de estudos envolvendo um total de 1.549 homens diagnosticados com câncer de próstata e 1.492 homens saudáveis pareados por idade.

Os homens eram caucasianos e afro-americanos residentes da área de Seattle com idades entre 35 e 74 anos. Os participantes foram convidados a preencher um questionário dietético sobre o seu consumo habitual de alimentos, incluindo especificamente alimentos fritos.

Os resultados mostraram que os homens que relataram comer batatas fritas, frango frito, peixe frito e / ou donuts pelo menos uma vez por semana tinham um risco maior de câncer de próstata em comparação com os homens que disseram ingerir esses alimentos menos de uma vez por mês.

Em particular, os homens que comeram um ou mais desses alimentos pelo menos semanalmente apresentaram um risco de câncer de próstata entre 30 a 37% maior. Consumo semanal destes alimentos foi associado também com uma probabilidade maior de câncer de próstata mais agressivo.

"A relação entre a doença e os alimentos fritos pareceu ser limitada ao nível mais alto de consumo, definido neste estudo como mais do que uma vez por semana, o que sugere que consumo regular de alimentos fritos confere risco particular para o desenvolvimento de câncer de próstata" , afirma Stanford.

Substâncias cancerígenas

Os possíveis mecanismos por trás do maior risco de câncer incluem o fato de que, quando o óleo é aquecido a temperaturas adequadas para fritar, compostos potencialmente cancerígenos podem formar-se no alimento frito.

Os compostos cancerígenos incluem acrilamida (encontrado em alimentos ricos em carboidratos, como batatas fritas), aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (substâncias químicas formadas quando a carne é cozida a altas temperaturas), aldeído (um composto orgânico encontrado no perfume) e acroleína (substância química encontrada em herbicidas).

A concentração desses compostos tóxicos aumenta com a reutilização de óleo e o aumento do tempo de fritura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias