RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

Plantio da soja será encerrado na última semana de novembro em MT e MS

No Mato Grosso do Sul o cultivo da oleaginosa já contabiliza 88,6% da área destinada para a soja nesta safra

Por Redação
13/11/2012 • 11h04
Compartilhar
Os produtores Mato Grosso e Mato Groso do Sul devem encerrar o plantio da soja na última semana de novembro. Os agricultores mato-grossenses retornaram com os trabalhos no campo no início do mês quando voltaram as chuvas. O plantio no estado já alcança 78% da área total estimada em 7,8 milhões de hectares. Já em Mato Grosso do Sul o cultivo da oleaginosa está mais adiantado, contabilizando 88,6% da área destinada para a soja nesta safra. 

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), Almir Dalpasquale, os produtores devem terminar o plantio até o dia 25 de novembro. Segundo ele, nos próximos dez dias os municípios do centro/norte do estado devem intensificar o cultivo do grão. No entanto, é previso para que a região Sul encerre as atividades nas lavouras antes do dia 15 de novembro. 

Em Mato Grosso, o analista de grãos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleber Noronha, explica que a evolução do plantio de 15 pontos percentuais na última semana diminuiu com o diferença do cultivo desta safra com a temporada anterior. Com base nos números, o plantio da soja nesta safra segue no mesmo ritmo que os ciclos passados. "Nas safras 8/9 e 9/10 foram 12 semanas de plantio, já na 10/11 e 11/12 foram 10 semanas. A previsão para esta safra é que fique na média de 10 a 11 semanas de trabalho".

Ele aponta que algumas regiões, como o médio-norte e o sudeste do estado já estão na reta final do plantio da soja. Entre os municípios cujo trabalho está adiantado destaca-se Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Campo Verde. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias