RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

PMA autuou sete pescadores praticando pesca de ?barranco? no rio Aquidauana

No total foram apreendidos oito molinetes e 5 Kg de pescado

Por Redação
19/11/2012 • 11h29
Compartilhar

A Polícia Militar Ambiental (PMA) da Capital autuou sete pessoas no rio Aquidauana neste fim de semana, sábado (17) e domingo (18), por pescar durante a piracema. Os autuados possuem ranchos às margens de rios, sabem que não poderiam pescar e mesmo assim ficavam fazendo o que chamam de pesca de barranco, utilizando apenas molinetes.

Foram três autuados no município de Rochedo, três em Terenos e um em Dois Irmãos do Buriti. Com eles foram apreendidos oito molinetes e 5 kg de pescado.
 
A PMA realizou autos de infrações administrativos e não realizou a condução em flagrante para a delegacia de polícia, porém, eles responderão por crime ambiental.
Cada infrator foi multado administrativamente em R$ 700,00. Se condenados poderão pegar pena de um a três anos de detenção.  
 
Alerta
A PMA alerta que a única pesca permitida neste período na bacia do Rio Paraguai e nos rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul, na Bacia do Paraná, é a pesca de subsistência.
 
Subsistência é manutenção da vida. Então, quem pode pescar é o ribeirinho que precisa da proteína do peixe para manutenção de sua vida. Ele pode capturar 3 kg, ou um exemplar, respeitando as medidas permitidas, porém, não pode comercializar em hipótese alguma.
 
Portanto, a população das cidades lindeiras, como pessoas que vão passar o fim de semana em ranchos às margens dos rios, não podem pescar.
 
Nos Lagos das Usinas do Rio Paraná, pode haver a pesca embarcada ou desembarcada, com cota de captura de 5 kg mais um exemplar de peixes exóticos e não nativos da bacia, tais como: tucunaré, curvina, tilápia, bagre africano, porquinho, black bass, peixe-rei, carpa, piranha-preta, zoiúdo, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias